Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Reforma ministerial deve começar com petistas

Pimenta é um dos que devem sair do governo | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A reforma ministerial deverá começar com mudanças em pastas chefiadas por petistas.

O presidente Lula aguardava apenas as votações previstas para ocorrerem ontem na Câmara para fechar a lista, que deverá incluir a mais do que prevista saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social.

Para o governo, iniciar as mudanças com gente do PT gera menos turbulência e abre caminho para a chegada de ministros de outros partidos.

Ontem, Lula, que deverá ficar em São Paulo até depois de amanhã, esteve com os ministros Fernando Haddad, da Fazenda; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; e Rui Costa, da Casa Civil.

Todos são do PT e dois últimos tratam de negociações na área política.

 

Quer votos

O presidente tem cobrado mais eficiência dos auxiliares e maior capacidade de divulgação das medidas tomadas pelo governo. Mas esta reforma terá, principalmente, o objetivo de garantir votos no Congresso Nacional. Lula quer tomar menos sustos em 2025.

Hora extra

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ficou em Brasília no fim de semana para melhor azeitar as votações que pretende fazer até depois de amanhã. A reunião de líderes, que normalmente ocorre às terças-feiras, chegou a ser antecipada para a tarde de ontem.

Lira quer zerar votações até o fim da semana

Presidente da Câmara tenta agilizar o plenário | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Dependendo do ânimo dos líderes, Lira pretende passar a boiada na Câmara. Para ontem, ele previa a votação do projeto da reforma tributária aprovado pelo Senado — um processo mais simples, já que os deputados diriam se concordavam ou discordavam com as mudanças feitas na outra Casa.

Hoje e quinta haverá sessões do Congresso Nacional, nelas deverão ser analisadas a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a do Orçamento de 2025 — esta, fundamental até para não comprometer o pagamento das emendas parlamentares.

Amanhã, os deputados deverão votar projetos que tratam da proposta de ajuste fiscal.

Turismo

Lira quer também aproveitar quer aproveitar a boa vontade dos deputados gerada pela liberação de emendas para votar o projeto que permite turismo controlado em reservas ambientais. Já conversou sobre o tema com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Bota golpe

Além de prender golpistas que tramaram contra a democracia, a Justiça deveria olhar com mais atenção para os estelionatários virtuais, que não param de inventar maneiras de dar golpes por aí. Um dos mais novos tem como alvo torcedores do Botafogo.

'Promoção'

Vídeos postados no Instagram adulteram falas de Arthur Jorge, técnico do campeão da Libertadores e do Brasileiro. Na montagem, feita com inteligência artificial, "ele" anuncia uma promoção: bastaria responder a um questionário para ganhar camisas oficiais do time.

Negligência

É golpe: os pilantras ganham grana ao pedirem pix para supostas despesas de envio. Como sempre, os golpistas contam com a negligência de instituições financeiras, que abrem contas de olhos fechados. Em tempo: botafoguense, o colunista não caiu nessa armadilha.