Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Governo quer presidente do Republicanos no ministério

Planalto avalia que convencerá Pereira; ele nega ida | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Palácio do Planalto avalia que, desta vez, vai conseguir convencer o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), a assumir um ministério.

A ida de Pereira para o governo é muito desejada: reforçaria o apoio do Republicanos, que tem 44 deputados, e faria uma ponte com os evangélicos. O partido é ligado à Universal, Pereira é bispo licenciado da igreja.

Mas isso criaria um mal-estar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O Republicanos tem um ministro, Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), mas não se considera da base.

O próprio Pereira ressaltara que a ida de Costa Filho para o governo, em setembro de 2023, não representava uma adesão ao Planalto

 

'Não procede'

Por WhatsApp, Pereira negou que vá integrar o governo: "Não procede", escreveu para a coluna. Um deputado do Republicanos disse que a hipótese de o colega entrar no governo seria praticamente impossível. Para ele, isso comprometeria de vez o partido com Lula.

Cobiçado

Pereira também não quer criar problemas com Tarcísio, a maior estrela do partido e eventual candidato à Presidência. A possibilidade de o governador ir para o PL está a cada dia mais distante, mas o MDB e mesmo o PSD não fechariam as portas para ele.