ANS determinou venda de toda a carteira da Golden Cross

Operadora diz que atendimento a clientes não será interrompido

Por Fernando Molica

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Golden Cross a "alienação compulsória" (venda obrigatória) de toda a sua carteira de planos de saúde. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (22) em reunião da diretoria colegiada da ANS. Procurada, a Golden Cross confirmou a informação.

Em nota enviada ao Correio Bastidores, a operadora afirmou que a medida da ANS "não afeta em absoluto" o atendimento dos seus clientes: "As coberturas e o acesso à rede referenciada seguem integralmente mantidos", ressaltou. 

Desde julho do ano passado que praticamente todos os clientes da Golden Cross vinham sendo atendidos pela Amil — isso, por um acordo entre as operadoras. Também em 2024, a ANS permitiu que a Golden Cross suspendesse a comercialização de 114 dos seus 143 planos.

A Golden informou que avalia "as medidas cabíveis". A administradora Supermed comunicou a decisão aos seus clientes e garantiu que todos os que contrataram a Golden por seu intermédio poderão migrar para a Amil, com planos semelhantes e os mesmos custos.