Por: POR FERNANDO MOLICA

CORREIO BASTIDORES | Anistia: novo projeto também beneficia líderes

Defesa de Bolsonaro nega vinculação com 08/01 | Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Acusados de liderarem a articulação golpista tendem a ser favorecidos mesmo se o texto de um novo projeto de anistia beneficiar apenas condenados pelo 8 de Janeiro.

Isto porque, pela proposta que passou a ser defendida pelo PL, as punições seriam limitadas aos responsáveis pelos atos de depredação de patrimônio público.

Seriam assim anuladas as penas aplicadas aos que participaram do 8 de Janeiro relacionadas à tentativa de, com emprego de violência ou de grave ameaça, abolir o Estado de Direito ou depor o governo.

Uma eventual descaracterização da intenção golpista dos manifestantes quebraria o elo entre a atuação deles e um planejamento do golpe por Jair Bolsonaro e auxiliares.

 

Sem violência

A desvinculação do quebra-quebra a uma tentativa de golpe permitiria aos advogados do ex-presidente e de outros denunciados alegarem que eles apenas traçaram cenários e não estimularam qualquer depredação. Essa tese foi citada no julgamento da denúncia.

Ampla e geral

Como a coluna publicou, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), sustenta que recursos à Justiça ampliarão qualquer anistia que venha a ser aprovada pelo Congresso. Ontem, ele defendeu punições apenas para quem foi flagrado depredando patrimônio público.

Acordos com o INSS facilitaram fraudadores

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, foi demitido  na quarta | Foto: Divulgação/INSS

O golpe em aposentados e pensionistas foi facilitado por acordos de cooperação técnica entre o INSS e sindicados e outras entidades, que obtiveram o direito de intermediar até mesmo empréstimos consignados.

De posse dos dados dos segurados, essas associações passaram a telefonar e mandar mensagens em que ofereciam a possibilidade de viabilizarem empréstimos.

A plataforma Reclame Aqui está repleta de casos de pessoas que receberam e aceitaram essa ofertas. Depois, descobriram que tinham sido compulsoriamente associadas a uma dessas entidades e passaram a ter descontos em seus vencimentos.

Reclamações

No Reclame Aqui, uma aposentada disse ter sido lesada desde 2008 pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, investigado pela Polícia Federal. A plataforma registra 1.037 reclamações contra a entidade, quase todas relacionadas a descontos irregulares.

Dificuldade

Em uma resposta-padrão enviada para o site, o sindicato (Sindnapi) revela como dificulta a vida dos que pedem desfiliação. Diz que o fim dos descontos deve demorar 60 dias e que devolverá dinheiro apenas "se houverem (sic) novos descontos APÓS o período mencionado".

Biombo

Há 13 meses, o INSS tirou o sofá da sala para fingir que resolveria a roubalheira que vitimava aposentados. Passou a exigir assinatura eletrônica e biometria das entidades beneficiadas por descontos nos vencimentos — mas isso, só para novos contratos.

Bets na TV

Terminou sem acordo a segunda audiência pública promovida pela Comissão de Esporte do Senado para debater projetos que restringem a propaganda das bets. As empresas e representantes do mercado publicitário trataram de defender a manutenção do vale tudo.