Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Lei de proteção aos refugiados climáticos

Deputada federal Erika Hilton | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A deputada federal Erika Hilton apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei dos Refugiados Climáticos, que cria uma política de proteção às pessoas deslocadas por conta de eventos climáticos extremos. O projeto se baseia na experiência atual do Rio Grande do Sul em que as famílias precisam se mudar por não haver mais a possibilidade de residir ou retornar para o seu local de origem. Além da necessidade de mudança devido ao risco imediato, existem aqueles que não conseguem mais voltar por causa do trauma provocado pela tragédia. Um exemplo é Petrópolis, em que muitas pessoas sobreviventes da tragédia de 2022 migraram para outras cidades que oferecem menor risco climático.

 

Semana de enfermagem

"Rompendo Bolhas - Unindo Forças para uma Enfermagem Resiliente e Inovadora" é o tema da XXIII Semana de Enfermagem do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), que será realizada nos dias 14 e 15 de maio no campus da instituição, na Avenida Barão do Rio Branco. As inscrições para o evento já estão abertas e devem ser feitas no site da instituição. Aberto à participação de estudantes de outras instituições de ensino, o evento abordará temas atuais e necessários à profissão, incluindo a inteligência artificial e o empreendedorismo na Enfermagem.

Empresários cobram solução para o trânsito de Itaipava

Reunião com empresários em Itaipava, Petrópolis | Foto: Divulgação/PC&VB

O Petrópolis Convention & Visitors Bureau reuniu empresários e entidades na noite desta terça-feira (07), em Itaipava, para um encontro com secretarias da prefeitura. Em pauta, uma cobrança pontual: melhorias no trânsito no distrito, um dos pontos de maior atração de turistas na cidade, assim como intervenções em localidades como Corrêas e Nogueira.. O pedido reforça os dias em que são realizados eventos no Parque de Exposições, mas foca no dia a dia do morador e dos empresários, incluindo os do comércio, que vêm sendo prejudicados com falta de investimentos e ordenamento. A CPTrans que seria a peça chave para dar andamento às reivindicações, não compareceu.

Licença-paternidade

A Câmara aprovou na sessão desta quarta-feira (08), uma indicação legislativa que pede o aumento da licença-paternidade dos servidores públicos do município de Petrópolis para 30 dias corridos, a contar da data de nascimento do filho. Atualmente, o benefício é de apenas oito dias corridos. "As mães e os pais possuem os mesmos deveres nos cuidados com os filhos. O aumento da licença reforça a presença paterna no primeiro mês do bebê", disse o autor do projeto, vereador Gil Magno. A indicação segue para a avaliação do Poder Executivo.

Festa de São Pedro

Nesta terça-feira (07), a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que inclui a Festa de São Pedro, da Paróquia de Pedro do Rio, no quarto distrito, no calendário oficial do município de Petrópolis. A proposta, de autoria do vereador Junior Paixão, é que o evento seja comemorado anualmente no dia 29 de junho, data em que a Paróquia de São Pedro celebra a festa de seu Padroeiro, o Apóstolo São Pedro.