Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Cemaden divula alerta de risco Geo-Hidrológico

Alerta foi divulgado devido a possiblidade de chuva | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgou um alerta de risco Geo-Hidrológico para esta quinta-feira (03). Segundo o alerta, considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Petrópolis, Volta Redonda-Barra Mansa, no Estado do Rio de janeiro, São Paulo e São José dos Campos (SP), devido à previsão de pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade, especialmente no período da tarde, e gerar acumulados suficientes para deflagrar deslizamentos de terra em áreas suscetíveis. O alerta moderado é o primeiro de quatro estágios.

 

Reunião intersetorial

O prefeito Hingo Hammes convocou nesta quarta-feira (02), uma reunião intersetorial para preparar a cidade para as fortes chuvas previstas para o fim de semana. A chegada de uma frente fria aliada a um canal de umidade pode trazer temporais com riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos. De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil, com vigência entre a zero hora de quinta-feira (03) até às 23h59 de domingo (06), há previsão de pancadas de chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo do dia.

MPF cobra recuperação da ponte do Arranha-Céu

Limitadores foram instalados no local | Foto: Ascom PMP

O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no último dia 24, uma videoconferência para tratar de assuntos relacionados à ponte do Arranha-Céu, à licitação da concessão da BR-040, e à Estrada União e Indústria. A reunião contou com a participação de representantes do MPF, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTRANS) e da associação Novamosanta. Conforme informado pelo Dnit, a ponte encontra-se em estado precário, com graves danos estruturais.

Projeto incluído no PROART

Durante a reunião, o Dnit comunicou que a recuperação da ponte foi incluída no Projeto PROART. O órgão informou que, em cerca de 30 dias, haverá uma perspectiva do que será necessário realizar na ponte, com levantamentos a cargo da Concremat, empresa supervisora das obras União e Indústria. O Dnit também informou que a obra não pode ser incluída no contrato de manutenção da Estrada União e Indústria. O MPF tem acompanhado o processo de concessão da BR-040.

ANTT questionada

Questionada ANTT sobre o futuro da ponte do Arranha-Céu, especialmente devido ao planejamento para a construção de uma nova estrutura no local. A ANTT confirmou que a nova concessão, cujo leilão está marcado para 30 de abril, com previsão de assinatura do contrato em 15 de agosto de 2025, prevê a implantação de uma nova ponte com duas faixas e outras melhorias, bem como a demolição da atual ponte até o 5º ano da concessão. Mas, foi ressaltado que a nova concessionária terá a obrigação de realizar intervenções emergenciais.