Por: Laís Lima

Aniversário de Nova Friburgo é marcado por manifestações

Manifestações em Nova Friburgo | Foto: Redes Sociais/ Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (16),em meio às comemorações e o desfile cívico pelo aniversário de Nova Friburgo, dois protestos organizados pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação de Nova Friburgo (SEPE-NF) e pelo Movimento Luto Pela Saúde chamaram a atenção. Os manifestantes denunciaram os descasos da administração do atual governo.

O SEPE de Nova Friburgo, reuniu diversos trabalhadores da Educação para denunciar as ações feitas pelo atual prefeito Johnny Maycon, que segundo manifestantes, violam várias normas e direitos trabalhistas dos servidores da Educação são elas: falta do Piso Nacional e aplicação correta da carga horária; congelamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Magistério; falta infraestrutura nas Unidades Escolares entre outros. A mobilização dos professores da educação reflete a contínua luta por melhores condições de trabalho.

Movimento Luto Pela Saúde

O Movimento Luto pela Saúde realizou uma manifestação pacífica e silenciosa na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro de Nova Friburgo. O movimento buscou homenagear e refletir sobre as vidas afetadas pela crise da saúde pública no município. Os manifestantes alegam que as ações do governo municipal têm um impacto negativo na vida dos cidadãos Friburguenses, são elas: falta de cirurgias, ausência de médicos, demora nos atendimentos, falta de insumos essenciais para o atendimento e negligência da gestão.

*Estagiária