O Governo do Ceará vai investir US$ 71 milhões (mais de R$ 400 milhões) para ampliar os serviços e equipamentos da Proteção Social no estado. O anúncio foi feito na última sexta-feira (21) pelo governador Elmano de Freitas, durante uma reunião no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O evento contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, e dos gestores dos 85 municípios que serão contemplados com os novos investimentos, entre outras autoridades. Esse aporte financeiro integra o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III), que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado. A ampliação dos serviços está voltada para a construção de novos equipamentos sociais nos municípios cearenses.
Na segunda fase do programa, estão previstas a construção de 103 novos equipamentos, que incluem 21 Centros de Referência de Assistência Social, quatro Complexos Sociais Mais Infância e 78 Centros de Educação Infantil. Destes, 61 CEIs terão capacidade para atender 200 crianças cada e 17 para 100 crianças cada. Na primeira fase do programa, foram entregues cerca de 190 equipamentos, entre eles as Casas da Mulher Cearense.
"Vamos entregar esses 103 equipamentos para 85 municípios cearenses. Esse é um momento importante para fortalecer o diálogo com os prefeitos e prefeitas, garantindo essas conquistas para os cearenses. Além de terem acesso aos Centros de Educação Infantil, aos Centros de Referência de Assistência Social e aos Complexos Mais Infância, as comunidades também terão novas oportunidades de emprego. Cada obra dessas gera trabalho para a nossa população", destacou o governador Elmano de Freitas.