Por:

PA: Santa Casa registra 110 partos no Carnaval

A Fundação Santa Casa do Pará, uma das maiores maternidades do Brasil, realizou 110 partos durante o período do Carnaval, entre sábado (1) e a última quarta-feira (5).

No total, a unidade atendeu 424 mulheres na área de Urgência e Emergência Obstétrica (UEO), sendo que 172 precisaram de internação, de acordo com a Agência Pará.

A alta demanda é comum em feriados prolongados, segundo a médica Marília Queiroz, coordenadora da maternidade. Ela explicou à Agência Pará que a instituição adota um regime de plantão especializado para atender pacientes de todo o estado, incluindo gestantes com complicações que necessitam de cuidados intensivos.

Para garantir a eficiência, a Santa Casa acionou um plano de contingência, liberando mais altas e ampliando a capacidade das enfermarias. Muitas das mulheres foram transferidas de municípios do interior ou procuraram espontaneamente a maternidade.

Ainda segundo a Agência, entre os casos registrados, está o de uma moradora do município de Limoeiro do Ajuru, que começou a sentir dores enquanto se preparava para o Carnaval de Cametá. Ela foi levada para a Santa Casa no domingo e deu à luz sua primeira filha por parto normal no mesmo dia.

Outra paciente, esta de Curuçá, também chegou à maternidade no domingo e passou por uma cesárea, resultando no nascimento de um bebê de 4 quilos e 106 gramas.

A enfermeira Ezilene Souza destacou à comunicação estadual que o número de pacientes vindas de outras cidades aumenta significativamente durante o Carnaval.

A Santa Casa do Pará é referência no atendimento obstétrico e mantém uma estrutura preparada para situações de alta demanda, como costuma acontecer durante o Carnaval.