1-LÉSBICA, PhD, PRÓ-DEPORTAÇÃO de 'não assimilados': quem é a cara da direita radical em ascensão na Alemanha. Alemães vão às urnas domingo — e o partido AfD, da direita radical, polarizou grande parte do debate eleitoral e deve se consolidar como segunda força política. Analistas acreditam que a eleição domingo (23/2) pode consolidar o partido da direita radical Alternativa para Alemanha (Alternative für Deutschland, ou AfD, na sigla em alemão) como a segunda força na política do país — conquistando uma votação histórica para o Parlamento alemão. O partido é liderado por Alice Weidel. Analistas dizem que apesar de ela ter poucas chances de se tornar chanceler nesta eleição, a legenda trabalha com essa meta para os próximos quatro anos na Alemanha. A AfD propõe medidas como a saída da União Europeia, a volta do marco alemão no lugar do euro como moeda nacional, o reestabelecimento de relações com a Rússia, a desativação de usinas eólicas e uma política de "remigração" — com deportação de cidadãos alemães baseado nas suas etnias. Nos seus comícios, a líder é recebida com cartazes que dizem "Alice für Deutschland" — que é muito semelhante ao slogan da Alemanha nazista "Alles für Deutschland" ("Todos Pela Alemanha"). (...) (Correio Braziliense)
2-LULA, PT E VENEZUELA. Posturas de Lula e do PT sobre a Venezuela geram reações até entre integrantes do governo e da base. Declaração do presidente, que minimizou a crise no país, e a decisão do partido de reconhecer a vitória de Maduro, qualificando-a como 'democrática', não foram bem recebidas por parte dos aliados do Planalto. Por Gabriel Sabóia e Sérgio Roxo. (...) (O Globo)
3-INVESTIMENTOS NO ESCURO. Emendas Pix jogam até 12% dos investimentos federais no escuro. Só transporte e defesa tiveram verba maior que os R$ 14,3 bilhões sem finalidade definida. Por Gustavo Patu e Igor Gielow e (...) (Folha de S. Paulo) A emenda pix virou sinônimo de uma espécie de "repasse sem transparência que dribla a fiscalização", facilitando gastos ineficientes, improbidade administrativa e corrupção. (Internet)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com