A nova sala de cinema da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna), foi entregue, nessa quinta-feira (13). É o sexto cinema de rua revitalizado na cidade.
A obra foi viabilizada com recursos do programa Viva o Cinema de Rua!, lançado em 2023 pela Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, mediante a destinação de R$ 390 mil, provenientes da Lei Paulo Gustavo.
Além disso, a reforma contou com investimentos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, também por meio da Lei Paulo Gustavo.
A infraestrutura técnica de exibição cinematográfica passou por uma ampla atualização, incluindo a reforma da cabine, a substituição completa do 0cabeamento elétrico e a renovação dos sistemas de áudio e iluminação.
O espaço também recebeu novos mobiliários para o acolhimento e orientação do público.
O secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha, destaca a importância dos investimentos públicos na Cinemateca do MAM: - Temos orgulho de contribuir com a revitalização deste espaço icônico. A modernização fortalece o circuito de cinemas de rua e amplia as possibilidades de formação de público no Museu. Aos 70 anos, a Cinemateca do MAM e o Cinema Brasileiro compartilham uma trajetória repleta de nomes como Glauber Rocha, Silvio Tendler e Cacá Diegues.
Muitos espectadores se tornaram produtores, atores e diretores, e agora retornam para assistir e exibir novos filmes. Não existe no Brasil um cinema como a Cinemateca, um verdadeiro patrimônio carioca e uma janela para o mundo".
O programa Viva o Cinema de Rua! já viabilizou a modernização de outros cinco cinemas de rua na cidade: o Ponto Cine de Guadalupe, o CineCarioca Penha, o Cine Santa, em Santa Teresa, o CineCarioca Nova Brasília no Complexo do Alemão, e o CineCarioca José Wilker em Laranjeiras, todos reinaugurados em 2024.