Por: Marcelo Alves*

Mundo cão - Brasil é o terceiro país com mais pets

Segundo a revista Forbes, o Brasil é o terceiro país com mais pets — setor fatura R$ 52 bilhões. | Foto: Unsplash

Para mim, é uma sensação que jamais poderia imaginar em ter. O amor que você descobre é algo que só tendo para tentar retratar.

Dizem que o amor aos filhos é a maior descoberta nesse sentimento: tão forte, tão intenso, tão maravilhoso, tão grandioso, que a cada a dia só aumenta. Mas, há 5 anos, um novo integrante, por pressão de uma filha, chega em nossa residência de uma maneira cinematográfica, e, para causar surpresa a ela, mas, na realidade, desde aquele minuto, a maior surpresa foi para mim. Descobri um amor diferenciado, que me intriga, por ser algo tão dominador: o amor aos cães.

Sempre fui contra ter cão em casa, mas queimei a língua — e feio. Desde a sua entrada na família, ele me escolheu com pai e eu como filho. Inacreditável! O amor ao animal de estimação vem me provando dia a dia que mundo gigantesco a parte movimenta não só emoções, mas cifras impressionantes. É um negócio e tanto. O amor movimenta bilhões.

Segundo a revista Forbes, o Brasil é o terceiro país com mais pets — setor fatura R$ 52 bilhões. Lojas especializadas do segmento são inauguradas com frequência e algumas com embelezamento e higiene; tanto que o número de estabelecimentos para animais subiu de 5,5 mil, em 2016, para quase 23 mil no ano passado.

O setor de pet shop cresce 316% em seis anos, mostra pesquisa divulgada pela CNN Brasil. Realmente que negócio fantástico. Um exemplo desse segmento tão exponencial me marcou há anos atrás, quando esse mercado estava dando seus primeiros passos.

Um amigo executivo mudou se para o Estados Unidos e sempre trocávamos mensagens de experiências. Depois de um ano, me informou que voltaria para o Brasil, pois não se adaptou à vida sem uma rotina profissional. Começou a preparar seu regresso, quando uma filha desenvolveu um cookie para cachorros e começou a vender na vizinhança. Mercado próximo começou a comprar e hoje são um dos grandes fornecedores de alimentos diferenciados para cães. Nunca mais voltaram e a tão desejada rotina profissional hoje é intensa.

 

Macaque in the trees
Segundo a revista Forbes, o Brasil é o terceiro país com mais pets — setor fatura R$ 52 bilhões. | Foto: Unsplash

Mercado vem crescendo, com novas ideias e inusitadas experiências. Um shopping no Rio tem uma cafeteria temática, charmosa, onde os amantes de gatos, degustam cafés e guloseimas rodeados pelos animais a serem adotados. No mesmo ambiente do shopping, é normal famílias irem passear com seus animais a tiracolo e a troca de carinho entre eles é apaixonante. Quem curte, abre um sorriso diferenciado e deseja logo querer fazer carinho — principalmente as crianças.

Os ambientes pet friendly estão aí, em todos os lugares, prontos para receber essas criaturas tão amáveis. O hotel mais charmoso do mundo, o Copacabana Palace, oferece, aos seus hóspedes, cães também, uma experiência luxuosa e cheia de mimos: caminhas, cobertores, almofadas e tudo mais com a logo do hotel, para proporcionar ao pet querido um conforto e uma experiência inesquecível também.

Esse é o mundo que não mais anda à parte da sociedade. Pelo contrário, humanos e pets se encantando por um ambiente repleto de amor. Um mundo cão.

*Desenvolvedor de Marketing & Business. LinkedIn: Marcelo Alves

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.