1-'AVÓ DIVERTIDA E MULHER IMPREVISÍVEL': como seria Elis Regina com 80 anos? Por Ricardo Pedro Cruz, Splash. Elis Regina morreu em 1982. Elis Regina completaria 80 anos em 2025. A obra da cantora, que chegou ao ápice da música popular brasileira, ultrapassou gerações e, hoje, segue viva no imaginário de milhões de brasileiros. João Marcello Bôscoli, filho mais velho da artista, conta como imagina a mãe octogenária. Em entrevista a Splash, o produtor descreve traços de uma personalidade forte e de uma relação familiar que transcendem o tempo. Para ele, imaginar Elis com 80 anos é antes de tudo reconhecer a natureza imprevisível da cantora. Contudo, Bôscoli diz acreditar que algumas características que sempre a acompanharam continuariam a ser pilares. "Acho muito difícil de prever. Creio que a sinceridade, a honestidade consigo, essa necessidade de ser honesta consigo e com as pessoas, talvez esses valores, que sempre fizeram parte dela, fossem estar presentes. O produtor musical também vislumbra uma avó amorosa e divertida para os cinco netos (duas meninas e três meninos).O espetáculo 'Elis 80' acontece no dia 28 de março, no Espaço Unimed, em São Paulo. (...) (UOL)
2-O BRASIL NO RANKING DA FELICIDADE. Brasil sobe no ranking mundial de felicidade dos países. Por Larissa Carvalho. O ranking da felicidade mundial, publicado pela Organização das Nações Unidas em parceria com o instituto de pesquisa Gallup e a Universidade de Oxford, oferece uma visão abrangente sobre o bem-estar global. Este índice, que existe desde 2012, avalia os países com base em seis fatores principais: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, generosidade e percepção de corrupção. Em 2025, o Brasil subiu oito posições, destacando-se como o segundo país sul-americano mais bem colocado, atrás apenas do Uruguai. Os países nórdicos continuam a dominar as primeiras posições do ranking. A Finlândia lidera, seguida por Dinamarca, Islândia e Suécia. Estes países são conhecidos por seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional e por suas políticas de bem-estar social. A Holanda completa o top cinco, enquanto a Costa Rica, o melhor país latino-americano, figura pela primeira vez entre os dez primeiros. 20 países - Finlândia, Dinamarca, Islândia, Suécia, Holanda, Costa Rica, Noruega, Israel, Luxemburgo, México, Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Bélgica, Irlanda, Lituânia, Áustria, Canadá, Eslovênia e Tchéquia. Como o Brasil se posiciona no ranking de 2025? Em 2025, o Brasil alcançou a 37ª posição, superando o Chile e tornando-se o segundo país sul-americano mais bem colocado. A Argentina também se destacou, ocupando a 42ª posição, enquanto o Chile caiu para o 45º lugar. (...) (BBC News Brasil)
3-VOCÊ DEVOLVERIA UMA CARTEIRA PERDIDA? O curioso experimento para medir a felicidade ao redor do mundo. "Sempre dependi da gentileza de estranhos", diz a icônica frase de Blanche DuBois ao final da peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams. Um estudo recente sobre a felicidade ao redor do mundo indica que desconhecidos são cerca de duas vezes mais gentis do que imaginamos. O Relatório Mundial da Felicidade, publicado anualmente e divulgado quinta-feira (20/03), mediu o grau de confiança nas outras pessoas por meio de um experimento: carteiras foram propositalmente "perdidas" para observar quantas seriam devolvidas — e comparar esse número com a expectativa das pessoas sobre a devolução. O resultado surpreendeu: a taxa de devolução foi quase o dobro do que se previa, e o estudo, com evidências coletadas em diversos países, concluiu que a confiança na bondade alheia está mais intimamente ligada à felicidade do que se pensava. (...) (BBC News Brasil)
4-'ANJO DA GUARDA' DE VAN GOGH. A surpreendente história do 'anjo da guarda' de Van Gogh. Por Deborah Nicholls-Lee. Em 23 de dezembro de 1888, o dia em que Vincent van Gogh mutilou sua própria orelha e entregou a parte cortada a uma prostituta, o pintor foi cuidado por um amigo improvável: o carteiro Joseph Roulin. Uma rara figura de estabilidade durante os dois anos mentalmente turbulentos de Van Gogh em Arles, no sul da França, Roulin garantiu que ele fosse atendido em um hospital psiquiátrico, e o visitou enquanto estava lá, escrevendo ao irmão do artista, Theo, para atualizá-lo sobre sua condição. Ele pagou o aluguel de Van Gogh enquanto o artista estava internado, e passou o dia inteiro com ele quando recebeu alta, duas semanas depois. A exposição "Van Gogh: The Roulin Family Portraits" ficará em cartaz no Museu de Belas Artes de Boston de 30 de março a 7 de setembro de 2025, e no Museu Van Gogh de Amsterdã de 3 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026. (...) (BBC News Brasil)
5-CICLO DE ALTA MONETÁRIO ESTÁ PRÓXIMO DO FINAL. Por Estadão Conteúdo. O economista-chefe do banco BMG, Flávio Serrano, entende que o ciclo de aperto monetário está perto do fim. De acordo com o economista, o Banco Central considera que as ações de política monetária agem na economia com defasagem de 12 a 18 meses, e ainda está por vir muito do efeito da alta de juros sobre a atividade, que já dá sinais de desaceleração. Arriscaria uma previsão para o dólar? "R$ 5,60 no final do ano". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (...) (InfoMoney25)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com