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Comitiva avalia escolas indígenas no Amapá

Uma equipe formada por representantes do governo do Amapá, do Escritório das Nações Unidas de Serviço para Projetos (Unops) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou, na última sexta-feira (7), uma visita técnica a 10 escolas indígenas no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, em Serra do Navio.

O objetivo é avaliar as estruturas existentes e planejar a retomada de obras paralisadas há mais de uma década. A viagem segue até o dia 19/3. As instituições envolvidas também cumprem uma agenda de reuniões com lideranças indígenas para alinhar demandas e necessidades das comunidades locais.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e inclui diálogos com os povos Wayana e Apala, que já apresentaram suas prioridades na área educacional.

As escolas visitadas atendem aldeias como Parapará, Ananapiaré, Itapeky, Maxipurimo, Murei, Tapawuku, Xuxuimene, Kumrumuripahno, Pururé e Arawaká, todas localizadas dentro do parque.

A comitiva também passará pela Aldeia Kunanã, no município de Oiapoque. O foco é garantir condições adequadas para o funcionamento das unidades, que receberão alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

O Unops, em parceria com o FNDE, está apoiando a finalização de obras em até 120 escolas indígenas e quilombolas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

O investimento total será de R$ 195 milhões ao longo de quatro anos.

As construções foram iniciadas por meio de acordos entre o FNDE e as secretarias de Educação, mas não foram concluídas. Durante as visitas, a equipe técnica busca adaptar os projetos às necessidades das comunidades.