Por: José Aparecido Miguel (*)

Empresas vão ser cobradas por saúde mental no trabalho a partir de maio. Emendas Pix jogam 12% do investimento federal no escuro

1-LULA DEFENDE JOSÉ DIRCEU, Delúbio Soares e João Vaccari em ato de 45 anos do PT. Presidente cita "injustiças" enfrentadas pelos aliados condenados e presos nos casos do mensalão e da Lava Jato e lembra sua própria prisão (580 dias de prisão em Curitiba, entre 2018 e 2019) durante discurso no Rio de Janeiro. (...) (Poder360)

2-ESCURIDÃO. EMENDAS PIX jogam 12% do investimento federal no escuro. Por Gustavo Patu e Igor Gielow. (...) (Folha de S. Paulo) (...) Entra em vigor lei com novas regras para emendas parlamentares. Proposta aprovada pela Câmara e pelo Senado foi sancionada sem vetos. Após longo debate, o projeto de lei complementar aprovado pelo Congresso para sanar o impasse com o Poder Judiciário sobre o pagamento de emendas parlamentares virou lei (Lei Complementar 210/24). O texto foi sancionado sem vetos terça-feira pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O texto torna mais transparentes as regras para a proposição e a execução das emendas feitas por senadores e deputados na Lei Orçamentária Anual (LOA). (...) (Agência Câmara de Notícias)

3-BOLAS E CONVÊNIO SOCIAL. Convênio social de Itaipu tem mais bolas que crianças atendidas. Críticos apontam problemas com projetos bancados pela conta de luz dos brasileiros; empresa afirma que zela pelo bom uso do dinheiro. Por Alexa Salomão. Com um desembolso de quase R$ 2 bilhões, Itaipu firmou mais de 120 convênios socioambientais desde a posse do atual diretor-geral no Brasil da binacional, Enio Verri, em março de 2023, até julho do ano passado, data da divulgação mais recente pela empresa. (...) (Folha de S. Paulo)

4-BRASIL CONDENA OCUPAÇÃO MILITAR e remoção forçada em campos de refugiados palestinos. Por Dayane Santos. Por meio de comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro manifesta forte preocupação com a intensificação das operações militares israelenses nos campos de refugiados de Jenin, Tulkarm e Nur Al-Shams, no Norte da Cisjordânia, nas últimas semanas. O Brasil também condena o recente uso de tanques e a ocupação militar dessas áreas. (...) (Brasil247)

5-EMPRESAS VÃO SER COBRADAS POR SAÚDE MENTAL no trabalho a partir de maio. Por Elida Oliveira. As empresas têm até 26 de maio para criar mecanismos internos que identifiquem e combatam o estresse, assédio e carga mental excessiva no ambiente de trabalho. Essa determinação partiu da atualização da NR-1 (Norma Regulamentadora n.º1), que deixa claro a responsabilidade das empresas em propiciar um lugar seguro para os colaboradores. Com isso, a saúde mental passa a integrar os relatórios de risco ocupacional. É a primeira vez que a identificação dos riscos psicossociais são incluídos nos critérios da NR-1. Agora, as empresas precisam garantir que os colaboradores não adoeçam devido ao trabalho, assim como já acontece com a saúde física. Antes, não havia uma exigência explícita para que as empresas fizessem essa avaliação de risco psicológico. (UOL)

6-PRESSÃO NA MARGEM EQUATIORIAL. Por Bruno Canieto e Isabella Alonso Panho. Durante visita ao estado do Amapá, na semana passada, o presidente Lula elevou a pressão sobre o Ibama para a liberação das licenças necessárias ao início do trabalho de pesquisa e avaliação sobre sobre o potencial de exploração de petróleo na região da Margem Equatorial, a 160 quilômetros do litoral do estado e a 500 da foz do Rio Amazonas. (...) (Veja)

7-JUSTIÇA NÃO DEVOLVEU ARMAS A CRIMINOSOS; homens em vídeo que circula não cometeram crimes e os itens são de pressão. Por Evelyn Fagundes. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra homens afirmando que conseguiram retirar suas armas de uma delegacia. Segundo a legenda do post, a Justiça determinou a devolução das armas de grosso calibre aos criminosos. É falso. As armas de pressão foram exibidas pelos influenciadores conhecidos como Jean Youtuber e Erick Menezes. No Instagram, Jean se pronunciou sobre a desinformação. Segundo ele, as armas são de "CO2", ou seja, disparam equipamentos de pressão por ação de gás comprimido, não balas convencionais. (...) (Lupa)

8-MARCELO RUBENS PAIVA É AGREDIDO em bloco de pré-Carnaval em São Paulo. Imagens que circulam nas redes mostram o momento em que um homem tenta atingir Marcelo com uma latinha e uma mochila. Por Thays Martins. O escritor Marcelo Rubens Paiva foi agredido enquanto participava do bloco de pré-Carnaval Acadêmicos do Baixo Augusta, domingo (23), em São Paulo. O escritor foi homenageado pelo bloco. Marcelo Rubens Paiva é autor do livro "Ainda estou aqui", que inspirou o filme homônimo concorrente ao Oscar 2025. A obra conta a história da mãe de Marcelo, Eunice Paiva, e a luta dela por justiça após a morte do marido, Rubens Paiva, pela ditadura militar. (...) (R7)

9-REPORTER DA FOLHA É AGREDIDO por seguranças do Acadêmicos do Baixo Augusta em desfile de bloco. Fotógrafo Bruno Santos trabalhava na cobertura do pré-Carnaval da capital paulista e recebeu chutes após registrar desentendimento com foliões. Bloco diz não compactuar com violência. (...) (Folha de S. Paulo)

10-VILÃO DA INFLAÇÃO NÃO SÃO OS OVOS. Estadão : vilão da inflação não são os ovos, a carne ou o café, mas as 'falas desastradas de Lula'. Editorial do jornal, sábado, 22, diz que presidente dá a entender aos eleitores que pode resolver a alta de preços apenas com a sua "lábia questões críticas como a inflação", além de culpar os outros - os atacadistas e varejistas, os revendedores de combustíveis - pelos preços altos. (...) (Revista Oeste)

11-FÁVARO, HADDAD E PLANO SAFRA. Parlamentares querem convocar Fávaro e Haddad para explicar suspensão do Plano Safra 24/25. Governo vinculou problemas na subvenção do crédito rural à ausência do Orçamento da União para 2025 e recebeu críticas de deputados e senadores. Por Rafael Walendorff e Raphael Salomão. A expectativa do Poder Executivo é de normalizar a situação na semana que vem com a publicação de uma Medida Provisória para liberar R$ 4,1 bilhões e garantir o caixa necessário para equalizar as taxas de juros no crédito rural. O Tesouro Nacional, inclusive, já oficiou as instituições financeiras, informando que, tão logo a MP seja publicada, as operações de crédito estão liberadas. (...) (Globo Rural)

12-VESTÍGIOS DO SÉCULO 18 EM SANTO ÂNGELO. Descoberta arqueológica revela vestígios do século 18 no centro de Santo Ângelo, no noroeste do Rio Grande do Sul. A descoberta foi feita pelo Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal Doutor José Olavo Machado (NArq-MMJOM). (...) (Studio TV - Veranópolis)

13-RUMBLE BLOQUEADO NO BRASIL. Maioria das operadoras já bloqueou Rumble no Brasil, diz Anatel. Decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, faz parte de investigação sobre Allan dos Santos, acusado de usar plataforma para espalhar desinformação. Além do bloqueio, Moraes exigiu que o Rumble indique um representante legal no Brasil. A plataforma de vídeos Rumble e a Truth Social solicitaram domingo, 23, a um tribunal americano uma liminar para barrar decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF. (...) (O Antagonista) O Rumble é semelhante ao YouTube e passou a ser bastante popular entre conservadores e apoiadores de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América. (...) (g1)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com