Por:

A saúde mental nos dias atuais

Em cinco anos, muita coisa mudou. Desde 2020, quando o mundo ficou paralisado por uma pandemia, provocada por um novo vírus, covid-19, hábitos acabaram se modificando no convívio humano. Além disso, uma expressão também acabou explodindo e ficando mais em evidência nos dias atuais: saúde mental.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, com as distâncias entre países se encurando nas redes sociais, as pessoas vão perdendo a noção do tempo e espaço e se enclausurando nas questões inofortúnuas, paralisando-se nas questões mais ativas.

O mundo do trabalho também sofreu profundas modificações, com o chamado teletrabalho ou expediente em casa, as pessoas estão optando por ter mais tempo em suas residências do que nos escritórios. Porém, em alguns casos, a carga trabalhista pode ter aumentado e, consequentemente, as obrigações também.

Mais do que conciliar o tempo entre trabalho, família e lazer, as pessoas, hoje, estão misturando relações e jogando responsabilidades entre esses três temas citados. Uma confusão no trabalho pode atrapalhar o ceio familiar, pela irritação do dia a dia, pois as pessoas estão, cada vez mais, com menos poder de proatividade e com mais espera de realizações, já que, neste mundo virutal de hoje, tudo é imediato e instantâneo.

A saúde mental não apenas virou moda entre os atletas e trabalhadores, mas é uma forma de como estamos nos lidando com o mundo atual, nas nossas relações com amigos, familiares e colegas. O mundo, pelo que caminha, está muito mais dinâmico, só que, nosso cérebro, não suporta tante informação assim. Com isso, o choque de realidade e os múltiplos afastamentos de serviço por depressão e ansiedade, com as empresas tendo que se adaptar ou mesmo implementar novas formas de fazer os trabalhadores se sentirem mais à vontade tanto no ambiente laboral, quanto no familiar.