Em virtude das deficiências na prestação de serviço da empresa Plural, contratada responsável pela coleta de lixo em Itaguaí, a prefeitura criou uma força-tarefa para executar ações de remoção e limpeza nas ruas da cidade. A operação mobilizou servidores e maquinário das secretarias de Obras, Ordem Pública e Transportes.
O objetivo é atender todos os bairros, e a operação só termina quando o serviço de coleta de lixo estiver normalizado.
A Plural deixou de executar a coleta de lixo em Itaguaí com a regularidade necessária há alguns dias. Em determinados bairros, o serviço deixou de acontecer por três dias e passou a ser em dois. Em outros, houve interrupção da coleta, e, quando voltava a acontecer, era de modo parcial.
O governo interino anunciou que os pagamentos que a prefeitura executou à Plural estão em dia. O último deles, de R$ 2,1 milhão, aconteceu adiantado, ainda na quarta (12).
A Operação consiste em não apenas recolher o lixo, mas também retirar entulho e executar demais ações de organização urbanística. Trata-se de uma intensificação de um trabalho que já estava em vigor, só que, mediante a situação da precariedade do serviço da Plural, estendeu-se a todos os bairros de forma simultânea.