BRASILIANAS | 55% dos moradores do DF têm animal de estimação
Dos animais domésticos, os cães formam a maioria: são 45,9% do total pesquisado | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Pesquisa de amostra domiciliar desvenda curiosidades sobre os moradores do DF. Trabalho abrange 35 regiões administrativas
A maior parte dos moradores no DF nasceu aqui mesmo. Quando veio de fora, a maior parte é mineira, seguida de perto pelos goianos. Tem pelo menos um celular, assina serviços de streaming pela internet e tem carro.
A maioria se autodeclara de cor parda, e católica. Há o mesmo número de solteiros e casados no DF e, dentre os moradores, muito poucos têm empregados domésticos.
Ah... E a maioria dos que residem no Quadradinho tem pelo menos um animal de estimação e, dentre eles, os cães aparecem como o preferido.
Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (PDAD Ampliada), a pesquisa regional domiciliar mais importante do Distrito Federal. É executada a cada dois anos pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF e CODEPLAN).
A PDAD Ampliada 2024 visitou domicílios localizados nas áreas urbanas e rurais das 35 Regiões Administrativas do DF, além das áreas urbanas dos 12 municípios que compõem a Periferia Metropolitana de Brasília - PMB.
Os resultados estão sendo divulgados gradualmente. Conheça alguns deles:
Como é a população
No recorte que observa a caracterização da população do DF, a PDAD-A 2024 aponta que a população urbana do Distrito Federal era de 2.982.658 pessoas, sendo que 52,3% do sexo de nascimento feminino.
A idade média da população é de 34,9 anos. A pirâmide etária (apresentada na figura) traz a distribuição da população por faixas de idade e por sexo.
Atualmente, há mais moradores no DF com idade entre 40 e 44 anos, tanto homens quanto mulheres.
No que diz respeito à raça/cor da pele, verificou-se que a resposta mais comum foi parda, para 46,6% dos moradores. Outros 40% se declararam brancos, 11,7% pretos, 1,3% amarelos e apenas 0,5% indígenas.
Distribuição da população por faixas de idade e sexo no Distrito Federal em 2024 | Foto: Divulgação/IPES-DF
Crenças religiosas
Em relação à religião, a resposta mais comum foi católica, para 46,8% dos moradores. Os evangélicos somam 28,4%, seguidos pelos espíritas (3,2%) e por praticantes de religiões de matriz africanas (0,7%)
17,6% dos moradores do DF declararam que não têm religião. Outros 0,6% se declararam ateus (que não acreditam em deuses e negam a sua existência) e outros 0,5% se disseram agnósticos (acreditam que é impossível saber se deuses existem ou não)
Estado Civil
Sobre o estado civil, 45% da população com 14 anos ou mais de idade se declararam casados, o mesmo percentual de solteiros.
Outros 6,2% declararam ser separados ou divorciados e 3,9% eram viúvos
Veículos e motorização
59,2% dos moradores de 18 anos ou mais de idade afirmaram ter posse de carteira nacional de habilitação (CNH)
No que diz respeito à posse de veículos, 63,8% dos entrevistados declararam possuir automóvel, 8,8% informaram ter motocicleta e 36,9% disseram possuir bicicleta
Origem dos moradores
Quanto à origem dos moradores, 56,9% informaram ter nascido no DF
Para os que não nasceram no DF, o estado mais reportado foi Minas Gerais, segundo 15,3% dos entrevistados, Goiás (com 13,44%), Bahia (12,2%), Piauí (11,5%) e Maranhão (11,3%).
Para todos os moradores, o tempo médio de moradia no DF é 25,3 anos
Sobre aqueles que mudaram de local de moradia, foi questionada a motivação que os levou a fazer isso. Para 36,6% dos responsáveis dos domicílios, acompanhar parentes ou morar com a família ou proximidade com a família foi a principal razão da movimentação.
Comunicação e Internet
Sobre o acesso à comunicação, 83,5% dos entrevistados declararam possuir ao menos um celular para uso pessoal, enquanto 9,3% declararam possuir ao menos um tablet.
Quanto ao tipo de linha, 39,3% afirmaram utilizar pré-paga e 41,6% pós-paga.
Perguntados se acessaram à internet nos últimos três meses, 87,5% dos entrevistados responderam afirmativamente.
Sobre os meios de acesso, 44,7% se conectaram por meio de computador ou notebook, 97,3% por meio de celular ou tablet, 50% por televisão e 16% por outros meios.
Em 52,7% das casas havia assinatura serviços on-line, como filmes, músicas, notícias, cursos, esportes etc., enquanto em 34,3% dos domicílios havia serviço de TV por assinatura.
Empregados domésticos
Em 82,1% os respondentes declararam não haver a contratação de empregados domésticos, sejam mensalistas ou diaristas
Daqueles que contratam serviços domésticos, 84.9% usam diaristas e apenas 3,9% contratam mensalistas.
Dos que contratam diárias, 37% usam apenas uma diária por semana e outros 14% apenas uma vez por mês.
Animais de estimação
Segundo os entrevistados, em 55% das casas havia pelo menos um animal de estimação.
Dos que responderam sim, pouco mais da metade (50,4%) tinham apenas um animal. Outros 24,6% têm dois, 10% têm três e 15,1% têm quatro ou mais.
Dos animais de estimação do brasiliense, 45,8% são cachorros, seguidos por 13,3% de gatos, 6,3% de aves e 2,3% de outros tipos de animais