Atividades no recém-reformado Edifício Miguel Setembrino irão atender até 5 mil estudantes por ano, com 30 cursos
Com base nessa nova legislação, de 2023, é que o Senac-DF inaugura no próximo dia 24 de março o Centro de Educação Profissional Miguel Setembrino, sua maior unidade de educação profissional no DF. Terá estrutura moderna e capacidade para atender até 5 mil estudantes em cursos voltados para as áreas de gastronomia, turismo, saúde e bem-estar.
Localizado na Quadra 4 do Setor Comercial Sul, o novo centro ocupa o antigo Edifício Centro-Oeste, de nove pavimentos e 6.180m² - que foram totalmente reformados. A revitalização incluiu o retrofit da fachada e a construção de salas de aula e de laboratórios de última geração.
"Essa nova unidade consolida o Senac-DF como referência em educação profissional e em um dos agentes da transformação do Setor Comercial Sul numa região estratégica para os setores de comércio e serviços da Capital Federal", afirma a entidade.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a inauguração reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento do DF e com a revitalização do Setor Comercial Sul.
"O Senac-DF amplia sua presença na região e oferece oportunidades reais, além de investir não apenas na qualificação profissional, mas também na valorização do Setor Comercial Sul, que tem um imenso potencial econômico e cultural para a cidade", afirma o dirigente.
Ainda este ano, o Senac-DF pretende inaugurar a reforma que está fazendo numa outra unidade sua, também no Setor Comercial Sul. O Edifício Jessé Freire, na Quadra 6, que abriga os cursos ligados à Tecnologia da Informação, está passando também por uma completa.
Cursos são inovadores
Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a nova unidade representa um avanço na qualidade do ensino profissional. "Nosso objetivo é formar profissionais altamente qualificados para suprir as necessidades do mercado, com equipamentos modernos e um ambiente de aprendizado inovador, garantindo que nossos alunos saiam prontos para os desafios do mundo do trabalho", explica.
O novo centro terá mais de 30 cursos profissionalizantes, sendo 10 voltados para gastronomia e 15 para a área da saúde. As aulas começam nesta segunda (10), com a participação de 90 instrutores. A cerimônia oficial de inauguração será no dia 24 de março, às 16h.
Entre as novidades do novo prédio, destaca-se o curso de camareira(o), voltado para a crescente demanda do setor de turismo, além dos laboratórios de alta fidelidade na área de saúde, nos quais os alunos terão contato direto com tecnologias de ponta para uma formação prática e eficiente.
Homenagem ao pioneiro do segmento
Pioneiro do comércio e do mercado imobiliário no DF, Miguel Setembrino Emery de Carvalho dá nome à nova unidade do Senac-DF.
Pioneiro em Brasília, nascido no Espírito Santo, Miguel Setembrino chegou em 1966 e logo deixou sua marca na Capital Federal. Advogado com atuação no Direito do Trabalho, Tributário e Cível, foi um dos grandes nomes do sindicalismo patronal e do setor imobiliário.
Fundador da Federação do Comércio do DF (Fecomércio-DF) e do Sindicato das Imobiliárias (Secovi-DF), teve papel fundamental na estruturação dessas entidades, garantindo representatividade para empresários e trabalhadores.
"Brasiliense de coração, Miguel Setembrino Emery de Carvalho dedicou sua vida ao desenvolvimento de Brasília e à defesa dos interesses da classe empresarial", afirma o Senac-DF, ao explicar a homenagem.