Por:

PINGA-FOGO

10 DIAS DE MUITO TRABALHO - Nos últimos 10 dias, devido ao carnaval, muito movimento na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo do Rio de Janeiro (DEAT RJ). Sem nenhum fato gravíssimo, a equipe da delegada Patrícia Alemany atuou nos principais blocos, nas praias e no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foram atendidos turistas de diferentes nacionalidades, diferentes consulados. Além de prisões em flagrante, em ação conjunta com a Polícia Militar.

DELEGADA PRESENTE - Outro ponto forte deste ano foram as ações de conscientização e segurança aos turistas em todo o estado. Na capital, o movimento contou com a presença da delegada titular Patrícia Alemany, na orla de Copacabana. A ação contou com o apoio da Fecomércio RJ, da Setur-RJ, TurisRio e Sesc RJ.

VAI PARA CIMA - A oposição vai pedir novamente a cassação do deputado André Janones (Avante-MG). No ano passado, a partir de relatório do deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), a Comissão de Ética acabou aliviando a situação para Janones em torno da acusação de que ele teria feito rachadinha com servidores do seu gabinete. Mas, agora, já apontado pela coluna, Janones acabou admitindo o crime no acordo de não persecução penal que fez com a Procuradoria-Geral da República. Para não ser imputado, Janones admitiu o uso de recurso de servidores, e fez um acordo para devolver algo em torno de R$ 130 mil. "O Janones admitiu o crime. Pode ser aliviado pela PGR, mas, na Câmara, nós vamos pedir a cassação", avisa o líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS).

ANGRA 3 - O deputado Julio Lopes, que é da Frente Parlamentar Mista da Tecnologia e Atividades Nucleares, não está nada satisfeito com o acordo feito entre a Eletrobras e a União. Enviou ofício diretamente para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e quer saber como fica a obra de Angra 3, iniciada na década de 80 e atualmente paralisadas, após o acordo. A continuidade da construção da usina é de grande interesse também para a população da Costa Verde. Se sair do papel, vai gerar sete mil empregos diretos.

SUSTENTABILIDADE NA COSTA VERDE - Júlio Lopes continua focado na Costa Verde. Teve um encontro com o secretário estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, e falou sobre projetos de infraestrutura e sustentabilidade principalmente para os municípios de Angra dos Reis e de Paraty. O deputado e o secretário se reuniram nesta segunda-feira (10), no Rio.

EM XEQUE - O Tribunal Superior Eleitoral vota nesta terça-feira (11), no plenário da corte eleitoral, o registro de candidatura de Joacir Barbaglio (Republicanos), à prefeitura de Três Rios. O relator do processo é o Ministro André Mendonça, que peticionou o tema para esta terça-feira após ser adiado no fim do mês passado, devido a ausência da Ministra e Presidente do TSE, Cármen Lúcia. Em meio ao risco de ter o registro de candidatura cassado, a defesa de Joa anexou, nesta segunda-feira (10), mais um documento. Nele é apontado que a 5ª Câmara de Direito Púlblico, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), determinou a suspensão das irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando Joacir era Presidente da Câmara de Três Rios. Caso utilizado pelo Ministério Público Eleitoral, para entrar com ação contra o registro de candidatura.