Com foco na atuação preventiva, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) realizou, nesta terça-feira (18), o primeiro dia do evento "Início de Mandato - Orientações aos Gestores". Além do governador Cláudio Castro, a capacitação reuniu 25 prefeitos, 70 secretários e assessores municipais e representantes do Ministério Público do Estado (MPRJ), do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) e da Assembleia Legislativa fluminense (Alerj). Nesta quarta-feira (19), o encontro será voltado para os presidentes de Câmaras Municipais e secretários.
Durante o primeiro dia, o conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco, destacou as iniciativas do Tribunal para estreitar a relação com os gestores públicos, ressaltando o papel da Escola de Contas e Gestão (ECG) na oferta de cursos gratuitos para prefeitos e servidores. O conselheiro também anunciou uma inovação, no trâmite processual do Tribunal: o Processo Prévio de Verificação (PPV). O evento contou ainda com palestras de especialistas do TCE-RJ e anuncios de projetos que estão em andamento no tribunal.
Além do governador, estiveram presentes o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas; os deputados estaduais Rodrigo Amorim e Fred Pacheco; Sthefania Mendonça Rodrigues, secretária-geral do Núcleo de Auditoria Interna, representando o TJRJ; Eduardo Lima Neto, subprocurador-geral de Justiça de Administração; Vittorio Constantino Provenza, procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE-RJ; e Patrícia Rodrigues Fernandes, secretária-geral de Controle Externo do TCE-RJ.