Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Pastas ainda sem um novo secretário

Saída de Gilda Beatriz foi anunciada na segunda (16) | Foto: Arquivo/TV Correio da Manhã

Após a saída de Gilda Beatriz (PP), das secretarias de Mobilidade Reduzida e Doenças Raras Secretária de Direitos e de Políticas para as Mulheres, a expectativa para um novo nome ainda é grande. Nesta terça-feira (25), completa uma semana que as pastas estão sem um nome responsável e pelo menos, até o momento, ainda não há um sucessor de Gilda Beatriz. O pedido da parlamentar para sair do executivo foi realizado após críticas do legislativo. A vereadora justificou que, optou por retornar ao legislativo para se "defender" e que ali era seu lugar. Em meio às incertezas, a pergunta que fica é: o nome escolhido por Hingo Hammes, será uma indicação técnica ou política?

 

Reunião por melhorias

Representantes da Prefeitura e da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) realizaram uma visita às regiões do Vale do Cuiabá e Boa Esperança para ouvir as demandas de moradores, empresários e comerciantes da região. O objetivo foi estreitar o diálogo com a comunidade e discutir melhorias para a infraestrutura da área. O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira (21).A visita foi marcada por um diálogo aberto, onde os moradores puderam expressar suas preocupações e sugerir melhorias.

Guarda civil pode gerar peso político para 2026

Durante entrevistas durante o período de eleições de 2024, obviamente o tema segurança pública foi abordado, porém para 2026 e para as próximas eleições, ainda mais. Após STF, considerar, na última semana, constitucional que os municípios criem leis para que Guardas Municipais atuem como força de segurança, os candidatos ao executivo vão precisar pensar e muito como vão alinhas as ações à segurança; seja para alinhas medidas com os municípios, independente do partido do prefeito, mas também pelos candidatos de 2028, afinal a segurança agora não é mais "responsabilidade do Estado", como ate disse Eduardo Paes.

Última semana para ISS fixo

Os prestadores de serviços cadastrados no município de Petrópolis já podem acessar os boletos para o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo referente ao exercício de 2025. A cota única, com desconto de 12%, tem vencimento no dia 28 de fevereiro, última sexta-feira do mês. O tributo também pode ser parcelado em até 11 vezes, com a 1ª parcela vencendo na mesma data. O ISS Fixo é devido pelos prestadores de serviços autônomos devidamente cadastrados no município.

Falta de pagamento

Os boletos podem ser emitidos por meio do portal do ISS ou no atendimento presencial da Secretaria de Fazenda. A iniciativa busca oferecer praticidade e garantir que os contribuintes tenham acesso facilitado aos documentos necessários para o pagamento. A Secretaria de Fazenda reforça que os contribuintes inadimplentes podem estar sujeitos a medidas como execução fiscal, protesto extrajudicial, suspensão ou cancelamento da inscrição municipal e impedimento para retirada de Certidão Negativa de Débito.