Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Avaliação do Carnaval Imperial 2025

Reunião apontou acertos e erros do evento | Foto: Ascom PMP

Durante oito dias, Petrópolis foi palco da Folia Imperial 2025, com mais de 60 eventos espalhados por 14 bairros. A programação valorizou a cultura local, garantiu segurança para os foliões e proporcionou opções de lazer tanto para as famílias petropolitanas quanto para os turistas que escolheram o município para curtir o Carnaval. Para avaliar os resultados e traçar diretrizes para a próximos eventos, o prefeito Hingo Hammes esteve reunido com representantes das forças de segurança, do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), na tarde desta quinta-feira (06). O encontro teve como foco a análise das ações.

 

Roda de Terapia Comunitária

A Roda de Terapia Comunitária da Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, vai iniciar suas atividades de 2025 no dia 13 de março, excepcionalmente em uma quinta-feira, antes de retomar seu cronograma habitual de encontros às terças-feiras, às 9h. Realizada na sala de leitura do espaço, a roda é gratuita e aberta a todos que desejam compartilhar experiências e fortalecer vínculos. O projeto tem se destacado como um importante espaço de acolhimento para moradores do 5º distrito.

Participação gratuita

Com participação média de 14 pessoas, de 17 a 80 anos, a Roda de Terapia Comunitária se consolidou como um espaço de trocas especiais. Qualquer pessoa interessada pode participar, sem necessidade de inscrição prévia e de forma gratuita. Basta comparecer e escolher um lugar na roda. A Estação Jaqueira está localizada na Estrada Ministro Salgado Filho, 2.781, na localidade Vale do Cuiabá, em Petrópolis. Mais informações sobre a iniciativa podem ser tiradas por meio do perfil no Instagram em: @estacaojaqueira2020.

Pastas presentes na reunião

Além de reconhecer os acertos, as autoridades discutiram melhorias para os próximos eventos da cidade, incluindo reforço na fiscalização, ajustes na logística e aperfeiçoamento da mobilidade urbana durante os dias de festa. A limpeza da cidade também foi um dos destaques do balanço. A presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, elogiou o trabalho dos servidores que atuaram na manutenção dos espaços. A reunião contou com a presença das secretarias de Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil, Comdep e Cptrans e IMC.

Segmento carnavalesco em alta na Cidade Imperial

No Rio de Janeiro, 41% das empresas ligadas ao Carnaval são consideradas em estágio inicial (possuem de 3 meses a 3 anos e meio de existência). Já 38% dessas empresas são apontadas como estabelecidas (com mais de 3 anos e meio de vida). Para uma diferenciação de mercado, essas empresas precisam envolver criatividade, autenticidade e entendimento do público que consome o produto e o serviço. Os municípios com maior concentração de pequenos negócios ligados às atividades voltadas para o Carnaval são: Rio de Janeiro (38%), Duque de Caxias (5%), São Gonçalo (5%), Nova Iguaçu (4%),Petrópolis (4%), Niterói e Friburgo com (3%).