Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Relatório da CPTrans de fevereiro ainda em atraso

Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes | Foto: Gabriel Rattes

O relatório da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes referente à operação dos ônibus na cidade no mês de fevereiro segue em atraso. O documento deve ser publicado até o dia 10 de todo o mês subsequente, porém, nove dias já se passaram e o relatório, que aponta quantas viagens foram realizadas pelas empresas e irregularidades identificadas, não está disponível no site da CPTrans. Apesar da não publicação, os moradores que utilizam os ônibus da empresa Turp Transporte, têm reclamado cada vez mais de quebras por parte dos coletivos da empresa. O fato é que somente em janeiro, mais de duas mil viagens não foram realizadas, prejudicando a vida de quem mais depende do serviço.

 

Chegarão mais ônibus?

Após a decisão da 4ª Vara Cível referente aos reestabelecimento das linhas e horários em Petrópolis, o que por sinal, já deveria ter acontecido há muito tempo, surge um questionamento: Será que as empresas terão veículos o suficiente para a retomada de 100% da frota? Vale ressaltar que no ano eleitoral, o ex-prefeito Rubens Bomtempo, decretou a saída das empresas Petro Ita e Cascatinha e anunciou a operação emergencial. Contudo, com as empresas "tapando buraco", como ampliarão a oferta de horário para as regiões já atendidas?

Últimos dias para quitar o IPTU com desconto

Desconto é para pagamento em cota única | Foto: Thiago Alvarez/CM

Atenção, contribuintes: o prazo para pagamento com o desconto de 5% em cota única do IPTU está chegando ao fim. Até o dia 20 deste mês, ainda é possível quitar o tributo com abatimento. Depois disso, o pagamento pode ser parcelado, mas sem o benefício da redução. Para quem ainda tem dúvidas sobre o processo, a Secretaria de Fazenda está à disposição para esclarecer informações e orientar os contribuintes. A inadimplência pode gerar custos extras como multas e juros, tornando a dívida mais pesada para o bolso do contribuinte. Quem puder quitar o tributo agora evita transtornos futuros e ainda garante um alívio financeiro.

Programa Auxílio Passagem

Nesta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou o projeto de lei que institui o Programa Auxílio-Passagem - Cartão Move Mulher. O programa tem como objetivo garantir o transporte gratuito para mulheres em situação de violência doméstica e em vulnerabilidade econômica e social, facilitando o acesso aos serviços da Rede Especializada de Atendimento à Mulher no município. Petrópolis, segundo o Dossiê Mulher, ocupa o 4º lugar no estado com os maiores índices.

CRAM vai monitorar benefício

O Cartão será concedido às mulheres em situação de violência doméstica atendidas pelo CRAM. O cartão será carregado com pelo menos 10 passagens e poderá ser recarregado mensalmente, de acordo com a avaliação da equipe técnica do CRAM, composta por advogada, assistente social e psicóloga. Mas vale a reflexão de que a prefeitura vai precisar arcar com esses custos e tendo em vista o cenário econômico e do histórico dos ônibus e da tarifa, será viável financeiramente? Será incluído já para as próximas licitações? O jeito é aguardar.