Por:

Terê promove capacitação na Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), promoveu uma capacitação sobre as diretrizes do programa "Melhor em Casa" para profissionais da saúde primária. Organizado em dois turnos, o evento apresentou aos profissionais toda a abrangência do programa, perfil dos pacientes e novas diretrizes que serão implementadas no serviço oferecido em Teresópolis.

O treinamento foi realizada com o objetivo de oferecer qualificação para todas as equipes e coordenadores de unidades de saúde, para que através da informação adquirida por eles, os munícipes tenham acesso ao serviço do Melhor em Casa de maneira mais eficiente, tornando o Melhor em Casa Teresópolis uma referência técnica para o Ministério da Saúde.

O Secretário Fábio Gallote destacou a importância do SAD para a saúde pública municipa. "O SAD é um dos alicerces da nossa gestão. Nós fizemos um diagnóstico da saúde de Teresópolis e sabemos que atualmente temos pouco leitos para o nosso número populacional e por isso isso a gente tem que saber utilizar da melhor maneira os nosso poucos leitos e otimizar o tempo desses pacientes nos leitos disponíveis, e o SAD é fundamental nesse processo, onde a gente consegue fazer um diagnóstico de alta mais rápido e fazer um atendimento humanizado em casa, acolhendo não só o paciente mas também as famílias, algo que nos havíamos perdido no município e que é a nossa prioridade".

Além de conhecerem melhor e as especificidades do programa, os profissionais puderam ver exemplos de modelos do SAD implementados em outros municípios.

O Programa Melhor em Casa proporciona atendimento domiciliar a pacientes que necessitam de cuidados constantes, com o intuito de evitar internações prolongadas e favorecer a recuperação no ambiente familiar. Tem como público-alvo pacientes que estão enfrentando uma fase de piora em suas condições de saúde e, devido a limitações temporárias ou permanentes, não conseguem se deslocar a uma unidade de saúde. O programa também auxilia pacientes hospitalizados a terem alta mais rápido, dando continuidade ao tratamento em casa, sempre que isso for viável.