Por:

UFF firma parceria com IML para realizar serviço social em V. Redonda

Projetos incluem criação de cartilha e visitação técnica | Foto: Arquivo - PMVR

Por Lanna Silveira

O campus Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF-VR) e o Instituto Médico Legal (IML) do município firmaram uma parceria para a criação de projetos que beneficiem a comunidade da região Sul Fluminense.

O vínculo entre as instituições foi firmado após uma reunião, que contou com representantes das duas partes envolvidas, e teve como pauta inicial a busca por maneiras de favorecer o acesso à informação da população quantos aos seus direitos, esclarecendo os procedimentos que devem ser adotados pelo poder público em caso de desaparecimento de familiares e amigos, e quando da necessidade de identificação de corpos.

Esses dados estão sendo trabalhados em uma cartilha informativa que ficará acessível para a população, sobre a coordenação e contribuições de discentes e outros profissionais da universidade.

Segundo a professora Dra. Vanessa Terrade, Coordenadora da Pós-graduação em Residência Jurídica da UFF-VR, a ideia de trabalhar com o instituto surgiu após a Universidade ser procurada, no ano passado, por uma mãe que buscava o resultado de um exame de DNA para o reconhecimento do corpo de seu filho. A partir do relato, a professora e outros profissionais da instituição entenderam a dificuldade que algumas famílias têm em proceder nos casos de morte de familiares quando elas não têm conhecimentos práticos para apoiá-las.

- Outra moradora está há mais de seis meses esperando a certidão de óbito do irmão e não consegue, por não ter acesso a um documento que somente seria liberado para o próprio irmão. Ou seja, é um grande desgaste adicional para uma família que passa meses, anos, esperando o resultado de um exame de DNA, para confirmar se aquele corpo sepultado é do seu familiar, e em seguida, tem de buscar documentos de uma pessoa que já partiu - exemplifica Vanessa.

Após uma reunião entre as equipes da UFF e do IML para discutir os casos que chegaram ao conhecimento da universidade, a diretoria do instituto propôs que fosse criada a cartilha, que ainda não tem previsão de lançamento. O texto inicial do material está sendo elaborado pelos profissionais da universidade e ainda receberá a colaboração da Defensoria Pública. A UFF também pretende solicitar o apoio do Ministério Público para acrescentar informações relevantes ao texto e à Prefeitura, para auxiliar na impressão da cartilha - que também será disponibilizada online.

Além deste material, a UFF também desenvolverá um projeto de extensão em formato de podcast, que contará com a participação de profissionais que possam explicar como são realizados os procedimentos diante de um corpo não identificado e em caso de pessoas desaparecidas.

Outras ações

Além do material informativo, a parceria entre a UFF e o IML possibilitará oportunidades de aprendizado para os alunos do curso. Em oportunidade da visita ao instituto, serão angariadas visitas técnicas supervisionadas dos estudantes do curso de Direito com o objetivo de favorecer aprendizado técnico e humanitário aos alunos. Segundo Vanessa, a equipe do IML também demonstrou interesse em uma aproximação com os alunos do curso de Psicologia.