Por Alex Sabino - Folhapress
As menções ao preço do ovo dispararam na internet após o início da crise envolvendo o produto. Em plataformas como o WhatsApp e Telegram houve crescimento superior a 500% nos usos dos termos "preço" e "ovo" na mesma frase.
Os dados são da Palver, que monitora e analisa mensagens das redes sociais.
No WhatsApp, em estudo qualitativo em 138 grupos acompanhados pela empresa, as postagens sobre o tema pularam de 20 para 112 a cada 100 mil, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025.
No mesmo período, o Telegram cresceu de cerca de 10 para 64 a cada 100 mil mensagens. O monitoramento foi feito em 59 grupos.
Como geralmente acontece, o assunto virou tema de escárnio - na maioria das vezes contra o governo e ironizando promessas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na campanha eleitoral. O preço do ovo se transformou em questão política nas redes sociais e retratada em memes.
- Usuários acusam o atual governo de ter feito falsas promessas durante a campanha. Há comparações com os preços durante governos antigos, especialmente de Bolsonaro. Usuários compartilham diferentes declarações recentes do presidente Lula sobre a alta dos alimentos e o criticam por uma alegada falta de preocupação com a população - diz o relatório da Palver, replicando os argumentos usados por opositores do governo.
As postagens mais encaminhadas no WhatsApp e Telegram ironizam a garantia de Lula de que picanha ficaria barata.
O preço do ovo tem registrado altas diárias no atacado e já subiu cerca de 60%.
Na última quinta-feira (20), Lula disse que os valores cobrados são absurdos. "Eu sei que está caro. Quando me disseram que estava R$ 40 uma caixa com 30 ovos, é um absurdo", afirmou o presidente em entrevista à Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro. Ele disse ainda que pretende realizar uma reunião com atacadistas. A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) diz que a valorização se intensificou desde a segunda quinzena de janeiro.
A Buzzmonitor, que monitora redes como o X (antigo Twitter), Facebook e Instagram, acompanhou o que tem sido falado sobre o assunto. Segundo a empresa, postagens nestas plataformas especularam os motivos para o aumento no preço do ovo, mesmo sem comprovação.
- Esse aumento é frequentemente associado à compra da maior produtora de ovos do Brasil, Mantiqueira, pela JBS. Usuários especulam que essa aquisição levou ao monopólio do mercado e consequente elevação dos preços - diz relatório da Buzzmonitor.