Por:

Deputado Munir Neto promove café da manhã com entidades filantrópicas em Volta Redonda

Ação comemorou Dia Estadual das Entidades Filantrópicas | Foto: Divulgação/Munir Neto

O deputado estadual Munir Neto (PSD) promoveu nesta segunda-feira (10), na AAP-VR (Associação dos Aposentados de Volta Redonda) um café da manhã para marcar o Dia Estadual das Entidades Filantrópicas, comemorado no dia 7 de março (sexta-feira passada). O encontro serviu ainda para uma aproximação entre o mandato do deputado e as entidades, que também tiveram um espaço para expor suas dúvidas e sugestões.

Participaram do café da manhã a secretária municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a Branca, a vereadora Carla Duarte (PSD), representantes dos conselhos municipais de Assistência Social, da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Defesa da Criança e do Adolescente, de Segurança Alimentar, além da AAP-VR, FOA (Fundação Osvaldo Aranha) e NAC (Núcleo de Ação Comunitária), além de representantes de mais de 50 entidades que realizam trabalhos assistenciais em Volta Redonda.

Munir destacou a importância do trabalho feito pelas entidades filantrópicas, que auxiliam o poder público no atendimento à população em vulnerabilidade social.

“Obrigado pelo trabalho que vocês fazem. Fui secretário de Assistência Social em Volta Redonda por mais de 15 anos, juntos fizemos o município ser referência em assistência social, em todo o Brasil. Isso foi por causa do trabalho de vocês, das secretarias municipais e suas equipes, além do olhar especial do prefeito (Antonio Francisco) Neto para a assistência social”, disse o deputado, que completou: “Vocês fazem um trabalho excepcional, chegando onde o poder público não alcança. Como eu sempre digo, assim como o prefeito Neto, qualquer coisa que fizermos por vocês será pouco, pelo trabalho que vocês prestam ao município e à sociedade”.

No encontro, o parlamentar ainda salientou a importância das entidades estarem com a situação cadastral regularizada junto aos órgãos municipais, estaduais e federais, para terem acesso a verbas e projetos. De acordo com Munir, em uma articulação com o prefeito Neto, está sendo proposta a realização de um chamamento público para que as entidades apresentem projetos que possam ser financiados pelo poder público, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social.

“Estamos conversando com o prefeito Neto, e acredito que ainda este ano conseguiremos fazer um chamamento público para que as entidades preparem projetos que, depois de aprovados pela secretaria (SMAS) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, possam ter a verba repassada para o Fundo Municipal de Assistência Social, que encaminhará o dinheiro para as entidades”, explicou.

Munir também lembrou a volta do Arraiá da Cidadania, realizada pela prefeitura de Volta Redonda na Praça Brasil, que tem toda a renda revertida para as entidades filantrópicas participantes.

“Este ano a prefeitura vai conseguir fazer novamente o Arraiá da Cidadania, que beneficia muitas entidades. Talvez nem todas consigam participar, mas vamos fazer de tudo para que no próximo ano o maior número possível faça parte dessa festa, que ajuda demais no orçamento e no trabalho das entidades”, afirmou.

O deputado ainda destacou o trabalho feito pelo mandato dele na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), que prioriza os temas ligados à assistência social e defesa dos direitos das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Na assembleia, Munir é presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, titular da Comissão da Pessoa com Deficiência, integra a Comissão de Cultura, além de coordenar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras, que lançou o Estatuto da Pessoa com Doença Rara, o primeiro do tipo no Brasil.

“Nós fazemos na Alerj um trabalho muito focado na assistência social, preocupado em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a nossa prioridade, e estaremos sempre com as portas abertas para ajudar as entidades de Volta Redonda, do Sul Fluminense e de todo o estado do Rio de Janeiro”, afirmou o parlamentar.

Regularização cadastral

No encontro, o parlamentar ainda salientou a importância das entidades estarem com a situação cadastral regularizada junto aos órgãos municipais, estaduais e federais, para terem acesso a verbas e projetos. De acordo com Munir, em uma articulação com o prefeito Neto está sendo proposta: a realização de um chamamento público para que as entidades apresentem projetos que possam ser financiados pelo poder público, por meio do Fundo Municipal de Assistência Social, que de acordo com o parlamentar deve sair ainda este ano.

Angra 1 volta a operar

Angra 1 atingiu 100% de sua capacidade operacional na madrugada deste domingo (09). A informação foi dada pela Eletronuclear nesta segunda (10). A usina nuclear foi desconectada do Sistema Interligado Nacional, na semana passada, devido a um desarme automático do reator, mas foi sincronizada novamente na sexta-feira (07). Em nota, a Eletronuclear reforçou que a operação foi feita dentro dos procedimentos operacionais padrão, com segurança para a instalação, os trabalhadores, a população e o meio ambiente.