Por: POR SONIA PAES

Aberta a temporada de balanços do 4T24

O engenheiro Márcio Lins já foi diretor interino de Siderurgia há 8 anos, em 2017 | Foto: Arquivo

Aberta a fase da divulgação de balanço das empresas referentes ao quarto trimestre do ano. Nada menos do que 47 resultados serão informados ao mercado agora em março. Em fevereiro, foram 48 empresas. Abril tem apenas uma no calendário: a Zenvia, que fechará a temporada. Os números da CSN (CSNA3) e d CSN Mineração, um braço do Grupo Siderúrgico, serão conhecidos no próximo dia 12, depois do fechamento da Bolsa de Valores. Já a Usiminas divulga os seus número no dia 14, antes da abertura do mercado.

 

Manutenção do acordo de 2018

A intenção do Brasil, segundo negociações, é manter as atuais cotas de exportação de aço para os EUA, acertadas há quase sete anos. O acordo prevê que o país pode exportar para os Estados Unidos 3,5 milhões de toneladas de aço semiacabado e 687 mil toneladas de laminados, por ano. Esse pacto foi fechado justamente quando Trump tentou sobretaxar o aço, no primeiro mandato.

Sobretaxa do aço bate à porta

A divulgação do resultado ocorre em um momento de tensão com os anúncios do governo Trump em sobretaxar o aço. O Brasil pleteia para que a implementação da sobretaxa seja adiada. Detalhe: a data para a decisão dos EUA sobre a importação do aço brasileiro bate à porta. Está marcada para entrar em vigor nesta quarta-feira, 12, mesmo dia que a CSN divulga o seu balanço.