As obras do novo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Complexo Roma, localizado no bairro Parque das Garças, está com 90% do serviço concluído. O andamento das obras foi acelerado por meio do uso do "steel frame", que é uma alternativa mais moderna de construção para substituir a alvenaria tradicional.
A técnica utiliza perfis de aço galvanizado para vigas e colunas; no lugar dos tijolos, materiais como placas cimentícias, lã de vidro, gesso acartonado ou placas OSB (madeira de reflorestamento), o que ajuda a deixar o ambiente com temperaturas mais agradáveis e com isolamento acústico adequado. O steel frame não utiliza água para sua instalação e ainda facilita a implantação das partes elétrica e hidráulica, o que gera economia de tempo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, todas as paredes com steel frame já foram instaladas, estando prontas para receber massa corrida; a pintura, por sua vez, será feita na etapa derradeira. As paredes dos banheiros e da cozinha já receberam os azulejos, e todo o piso - em porcelanato - já foi aplicado. Quanto à parte elétrica, os conduítes já foram acondicionados, e os cabos de energia já foram passados, faltando pequenos ajustes.
Em outra frente, a construção recebeu o telhado, que é formado por três camadas (zinco, isopor e gesso, novamente) para auxiliar no isolamento térmico. Todo o terreno já está com o muro erguido e quase todo o gradil instalado, faltando apenas a conclusão de um muro de arrimo. Outros serviços que devem ter início em breve dizem respeito à instalação do forro - em fibra mineral -, do ar-condicionado, dos vasos sanitários e pias, além das portas e janelas.
Nova estrutura
O novo Centro de Referência de Assistência Social do bairro Roma ocupará uma área de 447 metros quadrados, em um terreno de 1.130 m², e terá capacidade para atender até 2.500 famílias, substituindo a unidade atual. A estrutura contará com três salas para atendimentos individuais e em grupo, uma sala administrativa, um espaço para inclusão digital (Telecentro), um auditório, cozinha, recepção e banheiros para usuários e funcionários. A equipe será composta por um coordenador, um auxiliar administrativo, uma orientadora social, uma assistente social e uma psicóloga.
Entre os serviços oferecidos pelo Cras, destaca-se o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que promove a integração dos serviços socioassistenciais. Além disso, serão disponibilizados programas de transferência de renda e benefícios assistenciais, com atividades que incentivam o fortalecimento dos vínculos familiares, o diálogo, o respeito aos direitos e a confiança entre os membros da família, visando restabelecer sua função protetiva.
As ações já realizadas na unidade atual, como campanhas socioeducativas e palestras voltadas à construção de ambientes familiares mais solidários, democráticos e participativos, além da prevenção de riscos como trabalho infantil, violências, abuso e exploração sexual, serão mantidas no novo Cras após sua inauguração. Outro serviço importante é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que complementa o trabalho social com as famílias, prevenindo situações de risco e fortalecendo a convivência familiar e comunitária.
Além disso, o Cras do Roma/Parque das Garças promoverá a inclusão digital por meio de oficinas abertas à comunidade, para pessoas a partir de dez anos, e oficinas de inclusão produtiva, para maiores de 16 anos, com cursos como Barbeiro, Trancista, Culinária, Designer de Sobrancelhas e Manicure, entre outros. Essas iniciativas visam estimular a capacitação e a autonomia dos participantes, contribuindo para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida.