Por:

Água: Moradores de Vassouras sofrem com abastecimento

A concessionária Rio Saneamento afirma que abastecimento e pressão na cidade se encontram em regularidade | Foto: Reprodução/Passeios Org

Por Ana Luiza Rossi

Moradores dos bairros Bacia de Pedra e Esquina da Alegria, de Vassouras, relataram que há pelo menos 3 meses o abastecimento de água, fornecido pela concessionária Rio Saneamento, está comprometido. Segundo uma moradora, a água vem em poucas quantidades, no entanto, a conta de água vem a mesma: cerca de R$80 reais. "Já não sei para quem reclamar. Fui em uma bomba de água e um funcionário afirmou que o registro está aberto. Mas não chega a água", relatou.

Os moradores também afirmam que fizeram todo tipo de contato com a empresa que, até o momento, ainda não solucionou o caso. Desesperados, residentes do bairro estão utilizando a água de um poço para poder fazer a sua rotina do dia a dia, além de solicitar frequentemente o caminhão pipa.

O vereador da Câmara de Vassouras, Juninho Gama, informou ao Correio Sul Fluminense que tem feito o acompanhamento do problema junto aos moradores. "Entrei em contato com o coordenador regional e foi solicitado uma vistoria no local. Estamos aguardando o laudo. Há vários moradores e várias casas que não chegam água", disse.

Ainda, o vereador afirmou que irá convocar uma audiência pública pela Câmara de Vassouras para que os moradores possam indicar seus problemas junto a Rio Sanemanto de forma presencial. "Não podemos deixar do jeito que está", destacou.

O deputado estadual Jari Oliveira chegou, inclusive, a enviar um ofício para Rio Saneamento cobrando medidas que visem garantir o abastecimento de água para a população de Vassouras. Ele afirma que irá debater este mesmo tema na Comissão de Saneamento Ambiental, do qual assume como presidente, para que possam buscar ações que visem garantir que as concessionárias de água e esgoto possam melhorar seus serviços.

- Não descartamos nenhuma medida. Recentemente, entramos na Justiça visando barrar o reajuste autorizado pela Agenersa na tarifa de água. Isso é um absurdo. A conta chega na casa do morador, mas a água não - disse o parlamentar.

Rio afirma que abastecimento está regular

O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a concessionária para pedir explicações e seu posicionamento sobre o episódio na cidade que, por nota, respondeu que: "o município de Vassouras encontra-se com o abastecimento regular e que realizou, nesta quarta-feira (12), vistorias em pontas de rede do distrito de Itakamosi (localidades Bacia de Pedras e Esquina da Alegria). Foi constatado que as pressões no sistema e o abastecimento da região encontram-se regulares", afirmou a nota.

Ainda, a concessionária destacou que, pelo período de calor intenso e consumo elevado, podem ocorrer situações pontuais. "No município de Vassouras, clientes podem entrar em contato através do 0800 772 027 que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp", concluiu a nota.