Por:

Guarda Ambiental de Barra Mansa resgata coruja ferida no bairro Vista Alegre

Ave foi conduzida ao Zoológico de Volta Redonda | Foto: Divulgação/PMBM

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da Guarda Ambiental, resgatou no bairro Vista Alegre, uma coruja da espécie Jacurutu (Bubo Virginianus) que estava com a orelha e a asa feridas. A ação aconteceu na noite de segunda-feira, dia 16. Com hábitos noturnos e alimentação baseada em consumo de ratos, répteis, dentre outros animais menores, é uma ave comum em nossa cidade.

O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a importância de contatar os órgãos responsáveis ao encontrar qualquer animal silvestre machucado ou oferecendo perigo. "Ao notar qualquer situação de maus-tratos a animais, é de suma importância entrar em contato com a Guarda Ambiental ou com o Corpo de Bombeiros, pois apesar de feridos, esses animais podem oferecer riscos aos seres humanos", frisou.

O gerente de fiscalização da Pasta, Felipe Rodrigues, explicou que o ferimento na asa da coruja a estava impedindo de voar. "O animal foi levado ao Zoológico Municipal de Volta Redonda, onde passou por avaliação veterinária e tratamento para posterior análise da possibilidade de reintrodução na natureza", acrescentou.

A comunicação sobre animais silvestres em situação de perigo ou feridos deve ser feita através do telefone 193 ou (24) 2106-3406.

Proteção do campo

A iniciativa é voltada para a segurança e proteção do campo, bem como dos produtores, e atendia Barra Mansa 12 horas por dia. O idealizador da atuação da Patrulha Rural no município, Beleza, hoje comanda a Secretaria de Proteção e Bem-Estar dos Animais, reforça que "para os produtores rurais, esse projeto é muito importante. Hoje nós temos algumas áreas identificadas com o monitoramento rural e um grupo de WhatsApp dos produtores, de moradores, de empreendedores rurais e toda a cúpula da segurança pública do nosso município".

Patrulha Rural 24 horas

A parceria entre a prefeitura de Barra Mansa e o Governo do estado do Rio de Janeiro, através do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM), ampliou as ações da Patrulha Rural na cidade. O programa da Patrulha Rural passou a atender 24 horas por dia, de segunda a domingo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18), durante encontro do comandante, tenente-coronel Moisés Sardemberg, com os secretários municipais Bruno Meirelles (Desenvolvimento Rural) e Roberto de Carvalho, o Beleza (Proteção e Bem-Estar dos Animais).