Municípios do interior do Estado do Rio irão receber investimentos da ordem de R$ 672,3 milhões nos próximos dois anos que serão usados na ampliação da rede de gasodutos. O anúncio foi feito pela Naturgy e incluiu de imediato Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Piraí, Porto Real, Angra dos Reis e Volta Redonda.
No total, o projeto abrangerá 18 municípios em cinco regiões do Estado do Rio, beneficiando 17 localidades abastecidas com gás natural canalizado e ampliando a infraestrutura para novos consumidores.
A lista inclui ainda as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Nova Friburgo, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cassimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé e Campos dos Goytacazes. A cidade de Araruama também começará a receber gás natural.
- Com esses investimentos, vamos aumentar a segurança do sistema de distribuição, permitir a conexão de novos clientes e atender áreas em expansão do estado. Além disso, nossos projetos irão impulsionar a economia local, com a criação de empregos diretos e indiretos e o desenvolvimento de polos industriais, que terão acesso a uma fonte energética mais limpa - explica a country manager da Naturgy no Brasil, Katia Repsold.
Ampliação
A ampliação dos Corredores Sustentáveis é uma das iniciativas incluídas nos investimentos. A Naturgy irá expandir a rede de gás natural veicular (GNV) para rodovias que conectam o Sudeste do Brasil, promovendo a substituição do diesel por gás natural em veículos pesados. Atualmente, 11 postos de GNV já estão adaptados nas rodovias Presidente Dutra e Washington Luís.
A iniciativa está alinhada a políticas de descarbonização das frotas de transporte, com estimativas de redução de 52 toneladas de CO2 equivalente, o que corresponde à quantidade de CO2 absorvida por 200 árvores.
Os chamados Corredores Sustentáveis irão expandir a rede tronco para novas regiões, alcançando mercados comerciais, industriais e residenciais, como o exemplo de Araruama, onde o abastecimento de gás natural permitirá atender mais de 48 mil domicílios e cerca de 150 estabelecimentos comerciais.
-Mapeamos a oportunidade de adaptar postos na RJ 106, interligando os principais municípios da Baixada Litorânea ao Norte Fluminense e ao Espírito Santo. A partir dessa rede, vamos fornecer gás natural a Araruama, com potencial de atender 48 mil domicílios e 21 indústrias - complementa Repsold.
Mercado livre
A ampliação dos corredores coincide com o crescimento do mercado livre, que teve a adesão de siderúrgicas como, por exemplo, a Companhia Siderúrgica Nacional e a Ternium.
Em setembro do ano passado, a Petrobras e a CSN assinaram contrato para o fornecimento de gás natural para atendimento à unidade da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda. A migração da siderúrgica para o ambiente livre tem a Petrobras como a principal supridora dentre um pool de fornecedores. A nova parceria no mercado de gás natural tem foco no relacionamento de longo prazo e no desenvolvimento de outras oportunidades atreladas às agendas de descarbonização das empresas.