Por:

CORREIO CULTURAL: The Guardian pede Oscars para Fernanda Torrese 'Ainda Estou Aqui'

'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres receberam elogios rasgados da crítica Wendy Ide | Foto: Divulgação

O jornal britânico The Guardian deu cinco estrelas para o filme "Ainda Estou Aqui" e afirma que Fernanda Torres merece o Oscar. A crítica foi assinada por Wendy Ide, que destacou a performance de Fernanda como "fenomenal", afirmando que ela merece o prêmio. Além disso, o texto diz que o filme deve ser o vencedor da categoria de Melhor Filme Internacional e elogia a trilha sonora, que conta com músicas de Erasmo Carlos, Tom Zé e Caetano Veloso.

Segundo a crítica, o diretor Walter Salles é bem-sucedido ao capturar a transformação de Eunice e de sua família ao longo de diferentes época do país. Aponta que ele foi meticuloso na reconstrução histórica, combinando diferentes tipos de película para evocar os sentimentos de cada período.

Wendy Ide relembra uma cena em especial, quando a filha mais nova da família Paiva vê a casa vazia logo antes da mudança para São Paulo e percebe que seu pai não irá voltar. "Assisti a 'Ainda estou aqui' três vezes, e essa única cena dolorosamente triste me destruiu em todas elas."

 

Susto na Cinemateca Brasileira

Um princípio de incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira, no bairro paulistano de Vila Clementino, na tarde de segunda-feira (24). Segundo o Ministério da Cultura, as chamas foram rapidamente controladas pela brigada de incêndio da própria instituição, sem danos ao acervo audiovisual.

Susto

O fogo teve origem em um curto-circuito em um componente do sistema de climatização, situado em uma área isolada do prédio. O Corpo de Bombeiros foi acionado no início da ocorrência.

Susto II

Os funcionários e visitantes foram evacuados com rapidez, e não houve feridos. A Cinemateca informou que, embora o acervo tenha sido preservado, o sistema de climatização sofreu danos.