A Companhia de Circo Up Leon, que celebra 34 anos, realizará uma série de ações gratuitas voltadas à formação e pesquisa para jovens interessados na arte circense, entre eles o projeto "Transversalidades", contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa da Prefeitura do Rio de Janeiro via Secretaria Municipal de Cultura.
Entre fevereiro e setembro, serão abertas seleções para três iniciativas: Residência Artística, Oficina de Especialização Circense e Workshop de Produção Cultural para Pessoas com Deficiência (PcD). As atividades ocorrerão de abril a setembro e incluirão quatro mostras de resultado: uma em um espaço cultural da Prefeitura, duas na Casa Up Leon e a última em uma escola municipal da região.
Os participantes receberão bolsas-auxílio entre R$ 460 e R$ 3 mil, além de certificado. As inscrições podem ser feitas pelo link https://l1nq.com/fJZ7U.
"Transversalidades fala sobre a troca de experiências e saberes, tanto da arte circense, técnica e artisticamente, quanto da vida e tudo o que aprendemos até aqui. Compartilhar para gerar novos frutos", afirma Olga Dalsenter, fundadora e CEO da Up Leon.
O projeto também contará com um Núcleo de Pesquisa e Criação de Números para Circo, que reunirá, durante seis meses, seis artistas do elenco fixo. O núcleo auxiliará nas atividades da Oficina de Especialização Circense e da Residência Artística, promovendo uma integração dos saberes. A direção artística e técnica ficará a cargo do premiado diretor e ator Orlando Caldeira. Continua na página seguinte