Por:

A energia está no palco

Por Cláudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

Os vencedores da 35ª edição do Prêmio Shell de Teatro, a maior premiação das artes cênicas do país, foram anunciados na última terça-feira (18) em cerimônia realizada no Teatro Riachuelo, na Cinelândia. A premiação contemplou espetáculos que fizeram temporada no Rio e em São Paulo em 2024, além de se debruçar sobre espetáculos do Brasil inteiro, com a Categoria Destaque Nacional.

Com apresentação de Renata Sorrah e Clayton Nascimento e direção e roteiro de Zélia Duncan, a cerimônia foi aberta com uma grande homenagem a mais "primordial" das artes e às 35 edições do Prêmio Shell de Teatro, enaltecendo essa parceria longeva e tão importante para a cultura brasileira. Foram exibidas imagens de alguns dos vencedores ao longo da história da premiação, com locução de Nathalia Timberg.

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre, com mais de 40 anos de atividades ininterruptas, foi a homenageada da noite. Foi a primeira vez em que o Prêmio Shell de Teatro teve um homenageado único, eleito pelo conjunto de jurados de todas as regiões.

O grupo surgiu em 1978 e durante esse tempo construiu uma trajetória que marcou definitivamente a paisagem cultural do Brasil, com sua iniciativa de subverter a estrutura das salas de espetáculos e o ímpeto de levar o teatro para a rua. A determinação em experimentar novas linguagens a fez seguir caminhos nunca trilhados por aqui. Foram vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado e estão em processo de reconstrução.

O júri do 35º Prêmio Shell de Teatro é composto por Ana Luisa Lima (professora, produtora e gestora cultural), Biza Vianna (figurinista, diretora de arte e produtora cultural), Daniele Ávila (artista de teatro, crítica e curadora), Leandro Santanna (produtor cultural, gestor público e ator) e Paulo Mattos (curador e produtor cultural), no Rio de Janeiro, e por Evaristo Martins de Azevedo (crítico de arte), Ferdinando Martins (professor e crítico de arte), Lucelia Sergio (atriz, diretora e dramaturga), Luiz Amorim (ator, diretor e gestor em produção cultural) e Maria Luisa Barsanelli (jornalista), em São Paulo.

Já o corpo de jurados que analisou os espetáculos que disputaram a categoria "Destaque Nacional" reuniu nomes das cenas artísticas de Curitiba, Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte. É formado por Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural), Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor) e Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural).

Confira a relação completa dos vencedores por categoria no quadro ao lado.