Desde a Antiguidade, pensadores das mais variadas linhas teóricas tecem teorias acerca do humor. Uma das visões mais correntes nos dias de hoje é a de que ele facilita as relações sociais, sendo muitas vezes o primeiro passo para aproximar duas pessoas. Os antigos também diziam que rir é o melhor remédio. Não importa a definição, mas todos sabem que rir é muito bom. Nesta sexta-feira (21), às 21h, o comediante Fábio Porchat apresenta seu espetáculo de stand-up "Histórias do Porchat".
Desde que estreou, há quatro anos, o stand-up do horista apresenta uma repertório de narrativas impagáveis capaz de arrancar risadas incontroláveis da plateia pelo Brasil e pelo mundo. O espetáculo já visitou 33 cidades brasileiras e circulou por seis países.
Porchat conta que, ao longo de suas inúmeras viagens, acumulou experiências únicas, desde encontros com gorilas em safáris africanos até situações hilárias, como uma massagem quase erótica na Índia e uma improvável dor de barriga no Nepal. Essas vivências se transformam em combustível para uma apresentação cheia de humor e descontração. O show já teve 364 sessões e impactou mais de 310 mil espectadores. Além do sucesso no Brasil, "Histórias do Porchat" conquistou plateias internacionais em Angola, Espanha, França, Irlanda, Portugal e Suíça.
Além da carreira como humorista, Porchat se destaca como roteirista, apresentador e fundador do Porta dos Fundos, grupo que revolucionou a comédia no Brasil com um canal de Youtube e tem hoje 18,5 milhões de internautas inscritos. No Qualistage, ele sobe ao palco garantindo uma noite de boas risadas para o público. "É uma maravilha poder estar de volta ao teatro, com gente de verdade na frente. As pessoas estão precisando sorrir. Por isso, resolvi fazer um espetáculo sem polêmica, sem política, para geral ficar dando risada durante uma hora, esquecendo os problemas da vida e, justamente, poder extravasar coletivamente. Rir junto, todo mundo, gargalhar; então é uma maravilha poder contar minhas histórias e ver que elas conseguem fazer o público sair do lugar comum", conta.
O comediante criou uma premiação, o Prêmio I Love PRIO do Humor, para estimular o gênero que, segundo ele, costuma ser negligenciado em relação ao drama nos prêmios de artes cênicas. "A comédia nunca recebe as glórias. Quando somos indicados para algum já é uma alegria. A tendência é sempre premiar o drama. A comédia é o gênero que gera mais receita, leva mais público ao teatro e ao cinema, faz pessoas voltarem às salas. Comédia precisa ser celebrada, e um prêmio como esse acaba exaltando nomes já consagrados e outros novos no cenário", disse recentemente. Depois da edição paulista, a premiação dos espetáculos de humor encenados no Rio será na próxima terça-feira (25).
SERVIÇO
FÁBIO PORCHAT - HISTÓRIAS DO PORCHAT
Qualistage (Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca)
21/3, às 21h
Ingressos entre R$ 60 e R$ 180