Por:

Polícia Militar reforça segurança aos foliões nos cortejos

Entre sábado (01) e esta terça-feira (04), a Polícia Militar apreendeu mais de 130 materiais perfurocortantes, como facas, alicates e estiletes nas ações de revista nos blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro. Na segunda-feira (03), os militares prenderam ainda dois homens no entorno do Sambódromo: um por furto de aparelho celular e o outro com um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia.

"A atuação firme da PM durante o Carnaval reforça o nosso compromisso com a segurança da população. A apreensão de mais de 130 materiais perfurocortantes e as prisões realizadas demonstram a importância do trabalho preventivo e da vigilância constante nos blocos e no entorno do Sambódromo. Seguiremos investindo em estratégias e no reforço do policiamento para garantir que os foliões possam aproveitar a festa com tranquilidade e segurança", destacou o governador Cláudio Castro.

Agentes do 23° Batalhão de Polícia (Leblon) conseguiram desarticular também uma quadrilha especializada em furto de celulares, durante a apresentação dos blocos. Ao todo, 17 telefones foram recuperados e quatro pessoas foram conduzidas à delegacia.

Na Zona Sul, uma ação conjunta da Subsecretaria de Inteligência da PM e do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais resultou na prisão de um foragido da Justiça por praticar roubos a joalherias, no município de Cataguases, em Minas Gerais.

Segurança aos turistas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou as ações de segurança para turistas estrangeiros durante o Carnaval. A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat), que conta com policiais civis bilíngues, recebeu reforço para agilizar o atendimento. O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar, também ampliou sua atuação, empregando 230 policiais - a maioria fluente em mais de um idioma - para garantir a segurança dos foliões em áreas de grande circulação de turistas.

"O Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados do mundo, e garantir a segurança dos nossos visitantes é uma prioridade. Reforçamos o atendimento especializado para que turistas possam aproveitar o Carnaval com tranquilidade e confiança", destacou o governador Cláudio Castro.

Mais de 40% dos turistas estrangeiros que visitam o estado durante o Carnaval estão na capital fluminense. Para melhor atendê-los, a Polícia Militar posicionou agentes bilíngues nos aeroportos, no porto, na rodoviária e em pontos turísticos estratégicos. Os policiais estão capacitados para atender em inglês, espanhol, árabe e guarani.

Além do atendimento presencial, os turistas podem registrar ocorrências online pelo site da Polícia Civil, com suporte nos idiomas inglês e espanhol.

Outra iniciativa importante é a parceria entre a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Turismo, que disponibiliza guias bilíngues para auxiliar no atendimento na Deat, garantindo um suporte mais eficiente aos visitantes.