Por:

Piscina do Pacaembu de volta

Por Letícia Naísa (Folhapress)

A piscina olímpica da Mercado Livre Arena Pacaembu foi reaberta em janeiro deste ano e funciona, no momento, por meio de alvará temporário. Cedido à iniciativa privada no início de 2020, o complexo do estádio está em obras desde 2021.

Mesmo com uma inauguração sem muitos alardes, o espaço quase nunca está vazio -exceto às segundas, quando fecha para manutenção. Segundo informação da Allegra Pacaembu, concessionária que administra o estádio, o acesso à piscina será gratuito -e não apenas restrito a sócios, como antigamente.

Por ora, basta levar roupas de banho, toalha, óculos e touca para acessar a piscina. Também é permitido utilizar pranchas, flutuadores, pés de pato e nadadeiras. Documentos de identificação, como RG e carteira de motorista, podem ser solicitado pelos funcionários aos visitantes.

A nova piscina é igual à antiga: descoberta, com dez raias e de tamanho olímpico, com 50 metros de comprimento, 25 m de largura e 2 m de profundidade. O revestimento, no entanto, é novo, os azulejos foram trocados e há um novo sistema de aquecimento. Os blocos de partida e o piso também são novos.

A nova versão do equipamento, porém, não tem escadinha. Para sair, é preciso ter força ou chamar o salva-vidas. Segundo a assessoria de imprensa do complexo, a escada já foi encomendada. Entre os visitantes antigos, o comentário é de que os vestiários, totalmente reformados, melhoraram.

Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, as atividades que ocorrem no complexo poliesportivo do Pacaembu, incluindo as desenvolvidas na piscina, possuem termo de aceite técnico e alvará temporário emitido. Para a emissão do alvará definitivo, a concessionária deve concluir todas as obras e apresentar a documentação necessária.

Também sem data para operar, o sistema de acesso permanente será feito por meio do aplicativo Mercado Livre Arena Pacaembu, já disponível para download.

Quem se cadastrar no app poderá reservar horários para usar os espaços do complexo.