Por determinação do governador Cláudio Castro, o Programa Turiscon está sendo implementado no Cristo Redentor. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, tem como objetivo garantir o acolhimento de turistas e monitorar as novas medidas de acessibilidade adotadas no local.
Durante uma vistoria realizada na manhã desta terça-feira (18), o secretário Gutemberg Fonseca revogou a interdição do ponto turístico.
"O Cristo Redentor é um dos principais cartões-postais do mundo e precisa estar preparado para receber todos os visitantes com segurança e dignidade. O Turiscon chega para garantir transparência, fiscalização constante e acolhimento a quem visita esse patrimônio", declarou o governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor havia determinado, desde segunda-feira (17), que os postos médicos do Cristo Redentor operem durante todo o horário de visitação. Durante a fiscalização, os agentes constataram que uma ambulância já está disponível para atender fluminenses e turistas e permanecerá no local diariamente.
"Os pontos turísticos do Rio são importantes cartões postais e atraem milhares de turistas e consumidores diariamente. Não vamos tolerar falhas que possam prejudicar os visitantes na Cidade Maravilhosa. Estamos atentos e vamos continuar as fiscalizações em outros locais para defender os direitos do consumidor em todo o estado", afirmou o secretário Gutemberg Fonseca.
Melhorias na acessibilidade
Com o apoio do Corpo de Bombeiros, a vistoria realizada pela SEDCON e pelo PROCON-RJ também confirmou que o monumento passará por um processo de modernização, incluindo melhorias na acessibilidade, sinalização e na infraestrutura, além de pontos de hidratação. A implementação dessas mudanças será acompanhada de perto pelos agentes do Turiscon.
Representantes da ICMBio, da concessionária de vans para subida no Cristo — Paineiras Corcovado —, da concessionária de trens — Trem Corcovado — e da Arquidiocese também acompanharam a equipe durante a fiscalização para alinhar a implantação de medidas de acessibilidade, como rampas de acesso e banheiros adaptados.
Programa Turiscon
Criado para oferecer aos turistas uma experiência segura e transparente no Rio de Janeiro, o Programa Turiscon atua na mediação de conflitos, prevenção de problemas e fiscalização do cumprimento das normas de consumo. Com atendimento bilíngue em português, inglês e espanhol, o programa também promove educação sobre os direitos do consumidor por meio de materiais informativos traduzidos e orientação a turistas nacionais e estrangeiros.