A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) anunciou, nesta terça-feira (11), o lançamento do programa "Pontes para o Mundo", que oferecerá 100 vagas gratuitas para alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal participarem de uma viagem ao Reino Unido.
Em nota, a secretária Educação, Hélvia Paranaguá, destaca que o projeto é uma oportunidade para um mundo cada vez mais globalizado. “O Programa Pontes para o Mundo é um investimento no futuro dos nossos jovens. Ao proporcionar experiências internacionais, abrimos portas para novas culturas, idiomas e oportunidades, preparando nossos estudantes para um mundo cada vez mais globalizado”.
Segundo a pasta, o primeiro intercâmbio será de 17 semanas, aproximadamente quatro meses, e irá acontecer entre setembro e dezembro ainda neste ano (2025).
Seleção
A SEEDF explica que, para participar, os estudantes devem ter entre 16 e 18 anos, matriculados na 2ª série do ensino médio, ou estarem em Educação Profissional e Tecnológica, nas modalidades concomitantes e integradas com o ensino médio.
Serão selecionados os alunos que apresentarem média mínima de sete nos componentes curriculares do 1º ano e ter presença em, no mínimo, 80% das aulas.
Além disso, os estudantes realizarão avaliação de língua inglesa com base no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (nível A2), em fase classificatória.
As vagas serão distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes matriculados no ensino médio de cada uma das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), de maneira que todas tenham o mínimo de estudantes contemplados pelo programa.
Idiomas
O Distrito Federal oferta vagas, duas vezes por ano, para alunos da rede pública e dos colégios militares, nas 17 unidades dos centros interescolares de línguas (CILs). Assim, os estudantes têm a oportunidade de aprender cinco idiomas: inglês, espanhol, francês, japonês e alemão.
Os interessados devem procurar as instituições de ensino para se informar sobre o próximo edital. A seleção é feita por sorteio e é uma oportunidade para aprender a língua e participar do Pontes para Mundo.