Por:

Defesa Civil avalia riscos no Piauí

A Secretaria de Defesa Civil do Piauí (Sedec) enviou uma equipe de engenheiros ao município de Parnaíba, no litoral do estado, para avaliar os riscos de desastres e os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na noite da última quinta-feira (6). A ação busca mapear áreas de risco, orientar a população e evitar novos transtornos diante da previsão de continuidade das precipitações.

Segundo os técnicos da Sedec, as chuvas intensas fazem parte de um fenômeno climático que afeta todo o litoral do Nordeste. Ao todo, 10 bairros de Parnaíba sofreram com alagamentos e inundações. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 170 mm de chuva nas últimas 24 horas, volume considerado de grande intensidade e que mantém a região em alerta.

De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, as fortes chuvas já eram esperadas. "Emitimos um alerta ainda na quinta-feira, alinhado a um aviso nacional. A situação não foi uma surpresa, mas os impactos nem sempre são totalmente previsíveis. A Defesa Civil está atuando ativamente para responder a esse fenômeno e intensificar a prevenção junto à população", destacou o gestor.

Além de Parnaíba, outras regiões do Piauí também estão em atenção.

O Território dos Carnaubais, o norte do estado e a capital Teresina estão em alerta amarelo para chuvas moderadas. Na última sexta-feira (7), a Defesa Civil emitiu um alerta via SMS para os municípios de Altos, Campo Maior, José de Freitas e União, recomendando cautela diante da previsão de chuvas intensas durante a tarde.

Para receber os alertas da Defesa Civil, a população pode cadastrar o CEP pelo número 40199, via SMS.