A Secretaria da Defesa Civil (Sedec) e a pró-reitoria de ensino do Instituto Federal do Piauí (IFPI) estão implementando o primeiro curso técnico em Defesa Civil do Nordeste. Esta iniciativa atende à demanda dos sistemas estaduais e municipais de defesa civil por capacitação, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, como desastres naturais que afetam várias regiões. O curso visa aprimorar o conhecimento dos profissionais e agentes envolvidos no sistema de defesa civil, que tem papel essencial na proteção da população.
De acordo com o diretor de prevenção e mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, o IFPI e a Sedec estão estreitando o diálogo com secretários, superintendentes e coordenadores das defesas civis do Nordeste para fortalecer o processo de formação na região. "Muitos agentes de defesa civil não têm qualificação adequada, principalmente em gestão de riscos e desastres. Embora saibam como responder a emergências, não conhecem o ciclo completo da defesa civil, que inclui prevenção, mitigação, preparação e reconstrução", explica Costa. Ele destaca ainda que cada região do Brasil tem um polo dedicado à difusão de boas práticas e conhecimento sobre proteção e defesa civil, e o IFPI será o polo regional para o Nordeste. "Jovens estudantes e profissionais da defesa civil de vários estados nordestinos, da Bahia ao Maranhão, do Rio Grande do Norte ao Piauí, virão para este curso, que qualificará o sistema de defesa civil da região.
O Piauí se destaca ao assumir uma posição de vanguarda, disseminando práticas eficientes para tornar o sistema de defesa civil regional mais capacitado e presente na vida dos estudantes e das comunidades", enfatiza.
O curso será oferecido inicialmente na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com encontros presenciais a cada semestre. Serão disponibilizadas 300 vagas anuais, divididas em duas turmas de 150 alunos por semestre.