Por:

Paraíba tem menor fila de cirurgias

A Paraíba se destaca entre os estados brasileiros com menor tempo de espera para cirurgias eletivas. Em 2024, o período médio para a realização de um procedimento variou de 5,8 a 18,1 dias, segundo dados do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

A agilidade no atendimento é resultado de programas estaduais como o Opera Paraíba e Paraíba Contra o Câncer, que ampliam o acesso a exames, consultas e cirurgias de diversas complexidades.

Entre os procedimentos com menor tempo de espera estão as pequenas cirurgias (5,8 dias), cirurgias do sistema nervoso central (7,8 dias), oftalmológicas (10,9 dias) e do aparelho geniturinário (18,1 dias).

Para cirurgias oncológicas, a média é de 16,5 dias. Em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o tempo pode ultrapassar 50 dias, conforme levantamento do jornal O Globo. Durante o programa semanal Conversa com o Governador, o chefe do Executivo estadual destacou os investimentos para otimizar o atendimento. "Temos avanços importantes com programas que revolucionam a saúde pública. Hoje, contamos com UTIs aéreas e centros de hemodinâmica em João Pessoa, Campina Grande e Patos, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento", afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, ressaltou que a redução da fila cirúrgica impacta diretamente na qualidade de vida dos paraibanos. "Um sistema eficiente transmite segurança à população, evitando longas esperas que antes eram comuns." Desde sua criação, em 2019, o Opera Paraíba já realizou mais de 172 mil cirurgias em diversas especialidades, consolidando-se como referência nacional na otimização dos serviços de saúde.Criado em 2019, o Opera Paraíba tem transformado o acesso a cirurgias eletivas no estado.