Rondônia alcançou um avanço na medicina ao realizar o primeiro transplante osteocondral de joelho na região Norte. Segundo divulgado pela Secretaria de Comunicação estadual (Secom-RO), o procedimento, feito em um homem de 32 anos, morador de Porto Velho, foi executado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro na última sexta-feira (21).
A técnica consiste na remoção de um cilindro de tecido ósseo e cartilaginoso saudável, que é transplantado para a área lesionada, restaurando a função articular. O transplante contou com o apoio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), responsável pela preparação do material do doador e também pelo transporte.
O especialista em joelho, Thiago Alberto, participou da cirurgia, auxiliando a equipe local. A parceria foi possível graças a investimentos na área da saúde pública, segundo Jefferson Rocha, secretário estadual de Saúde.
O governador Marcos Rocha (União) destacou a importância do feito, que coloca o estado na vanguarda da medicina regional. O procedimento é visto como um marco para a saúde pública, oferecendo novas possibilidades de tratamento para pacientes com lesões articulares.
A técnica pode prevenir o avanço de doenças como a artrose, devolvendo mobilidade e reduzindo a dor.
Além do Into, uma equipe da Fundação Estadual Hospitalar do Acre esteve presente para acompanhar a cirurgia e adquirir conhecimento na área.
O Acre foi recentemente habilitado para realizar transplantes, e a troca de experiências com profissionais pioneiros no Norte foi considerada fundamental para o desenvolvimento do serviço. O transplante osteocondral é indicado para lesões articulares graves.