A Sociedade Rosas de Ouro foi a grande vencedora do desfile das escolas de samba do carnaval de São Paulo de 2025. A agremiação obteve 269,8 pontos, seguida da Acadêmicos do Tatuapé (269,8 pontos) e da Gaviões da Fiel (269,7 pontos).
O critério de desempate foi a somatória de todas as notas recebidas, inclusive as descartadas. Foram rebaixadas ao Grupo de Acesso a Acadêmicos do Tucuruvi (269,0 pontos) e a Mancha Verde (268,9 pontos).
O samba-enredo da escola vencedora, "Rosas de Ouro em uma grande jogada", teve como tema a história dos jogos e como as apostas tiveram impacto na humanidade.
"O medo de perder não pode superar; A gana de vencer, o jogo vai virar; Rosas de Ouro, a grande jogada; Pode apostar", diz o início da canção.
Histórico
Com a vitória deste ano, a escola já soma oito títulos da divisão especial do carnaval de avenida de São Paulo. O último título da Rosas de Ouro foi em 2010, há 15 anos. A agremiação foi vencedora também em 1983, 1984, 1990, 1991, 1992 e 1994.
A Sociedade Rosas de Ouro foi fundada em 1971, no bairro da Brasilândia, na zona Norte da capital paulista.
Mancha e Tucuruvi rebaixadas
A Mancha Verde e a Acadêmicos do Tucuruvi foram rebaixadas do Grupo Especial e vão desfilar no Grupo de Acesso I do carnaval de São Paulo no próximo ano. Em 2024, a Acadêmicos do Tucuruvi terminou o carnaval na sétima posição do Grupo Especial, e a Mancha, em quinto lugar.
Neste carnaval, a Mancha levou para a avenida um samba que mostra onde a fé e o profano se encontram na Bahia. O enredo foi inspirado em uma série do cineasta Gastão Netto, contando como povo baiano carrega a religiosidade com a mesma força com que se permite viver as festas.
Já a Tucuruvi, levou para o Anhembi um enredo que contou a história do manto tupinambá, que foi levado do Brasil há mais de 300 anos. A agremiação chamou atenção pelas suas alegorias e fantasias em cores neon.