Voluntários interessados em participar do Programa Amigos do Verde podem se inscrever de 10 a 17 de março, junto à Ouvidoria e Controle, da Prefeitura de Santos. Eles vão atuar no plantio de árvores e na conscientização da população sobre a necessidade de preservação ambiental, inclusive já podendo integrar a primeira ação, no José Menino, prevista para março. Aqueles que desejarem integrar a iniciativa devem ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar terças e/ou quintas-feiras, das 9h às 11h ou das 14h às 16h, na EcoFábrica da Zona Noroeste e em outros locais da Cidade.
Para se inscrever é preciso responder o formulário disponível no portal do Amigos do Verde. Não há limite de voluntários. Os futuros participantes receberão capacitação sobre práticas sustentáveis, reciclagem e manejo da vegetação. Também serão transmitidas informações para conscientização da população sobre a preservação.
De acordo com o ouvidor municipal, Marcos Libório, o programa é uma ponta importante para as ações de arborização, associado às iniciativas de plantio e poda executados pela própria Administração. "Os Amigos do Verde são capacitados para as ações de cuidado e de preservação de árvores, mas também para promover a conscientização dos munícipes sobre a importância da manutenção, para termos um meio ambiente cada vez mais equilibrado em Santos".
Desde o início do ano, os voluntários estão destacados para a criação de mudas e plantio de árvores no Parque dos Mangues, no Santa Maria e Chico de Paula. Encerrada a ação no parque, vão se dedicar ao manejo da vegetação nos bairros da Cidade. Durante reunião do grupo atual com o ouvidor, ficou definido que os primeiros bairros a serem atendidos serão o José Menino e, na sequência, o Macuco.
O programa tem cerca de 40 voluntários. Uma delas, Maria de Lourdes Ribeiro Vallim, defende a conscientização da população. "As pessoas precisam tomar consciência de que estamos em um momento crítico com relação à sustentabilidade no mundo. O nosso trabalho é fazer o plantio, a manutenção, preservar, mas, especialmente, orientar as pessoas".