A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Belotur realizou neste sábado (15), às 9h, um plantio participativo de 200 mudas para a implantação de uma minifloresta no entorno do Ribeirão Arrudas. A ação foi na Praça Perrella, no Bairro Santa Tereza, região Leste da capital. Ao longo da semana, outras 200 mudas serão plantadas no local, totalizando 400. A iniciativa integra o conjunto de medidas sustentáveis do Carnaval de Belo Horizonte 2025, reforçando o compromisso da festa e da cidade com a sustentabilidade.
Serão plantadas cerca de 40 espécies de árvores, entre elas a Aroeira-Brava, o Jacarandá-Caroba, a Caviúna, o Ipê-branco, a Mutamba, o Oiti e o Pau-ferro. A atividade coletiva contará com a participação de representantes de mais de 100 blocos de rua que desfilaram no Carnaval 2025. A implantação da minifloresta é uma compensação pelas emissões de carbono no Carnaval, aliando celebração e responsabilidade ambiental. O projeto também busca engajar a comunidade em um processo de aprendizado e vivência ecológica.
"O plantio participativo simboliza um marco na história do evento, demonstrando que é possível festejar enquanto regeneramos o meio ambiente. A iniciativa dialoga com uma visão de futuro em que o Carnaval não apenas celebra a cultura popular, mas também inspira práticas sustentáveis para o desenvolvimento urbano", diz Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O secretário de Meio Ambiente, Gelson Leite, destaca que "unir festa com preservação ambiental é um modelo que Belo Horizonte adotou e que teve no Carnaval deste ano um grande exemplo". "A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, se comprometeu a fazer um inventário das emissões de carbono e a viabilizar a compensação que será executada ao longo de 2025. Nossa cidade é festeira e as ações de sustentabilidade do Carnaval servirão de inspiração para novas iniciativas em tantos outros eventos, que cada vez mais possam estar preocupados com o impacto no meio ambiente e a promoção das mitigações", comenta.
A iniciativa de plantio com atores do Carnaval é realizada desde 2023, quando foram plantadas 350 mudas. No ano passado, foram plantadas 100 mudas na Praça de Eventos Vila Cafezal, na região Centro-Sul.
Desde o início da implantação de miniflorestas, em 2022, em diferentes áreas da cidade e com outros parceiros, o projeto busca transformar áreas antes degradadas em espaços verdes, que resgatam serviços ambientais, restauram e preservam recursos hídricos, entre outros benefícios.