Por:

Expansão do maior programa de Atenção Primária no PR

O PlanificaSUS, estratégia de educação permanente que busca consolidar a organização completa de processos e serviços da Rede de Atenção à Saúde, vai expandir sua atuação no Paraná. A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) apresentará a proposta na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a ser realizada nesta quinta-feira (13).

De acordo com as estimativas, mais 401 Unidades de Saúde e 119 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que atuam na execução deste programa, baseado na planificação, farão parte da iniciativa.

O anúncio da medida foi feito nesta terça-feira (11), no evento Saúde em Movimento, realizado pela Sesa em Foz do Iguaçu, na região Oeste. O encontro tem como objetivo atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

Com a expansão, das 2.740 UBS existentes no Paraná, 1.491 farão parte do PlanificaSUS, além de todos os 157 Caps do Estado. Hoje existem outras 34 Unidades Ambulatoriais Especializadas atuantes no programa. Mais de 10 mil profissionais estão envolvidos nesse processo para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.

No Paraná, o PlanificaSUS é implementado pela Sesa, e na região de Irati e macrorregião Norte em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e com apoio do Conselho Nacional dos Secretários da Saúde ( Conass), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, do Ministério da Saúde.

"Já temos uma rede ampla, mas precisamos fortalecer ainda mais a Atenção Primária à Saúde", disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual, Maria Goretti David Lopes. "Ter as equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento, faz toda a diferença. É muito importante valorizar a APS para responder as necessidades e expectativas da população".

A necessidade do envolvimento de todos os atores (gestores, profissionais de saúde, usuários) foi uma das principais características apontadas pelas autoridades que participaram das atividades do evento nesta terça-feira.