Por:

Teleférico do Alemão deverá transportar 10 mil pessoas

Por Marcello Sigwalt

Em compasso de espera, o governo do Rio acompanha com atenção os preparativos de embarque de 78 toneladas de cabos de aço da Europa para o Brasil, equipamento essencial para permitir a reativação do sistema de funcionamento do Teleférico do Alemão, paralisado desde 2016.

Nesse sentido, uma equipe de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) fez uma visita às fábricas da POMA, a multinacional que detém a exclusividade no fornecimento do equipamento mencionado, tendo em vista acompanhar a finalização do processo de fabricação, seguido do 'aceite' nos cabos e componentes do sistema eletromecânico.

A previsão é de que as bobinas, que totalizam cerca de 7,5 km de cabos de aço, sejam transportadas da Suíça até um porto da Bélgica, quando, então, serão transportadas de navio diretamente para o Rio de Janeiro, o que deve ocorrer em março próximo.

A estimativa é de que a reativação do sistema beneficiará 10 mil moradores da região, mediante um transporte seguro e ágil entre as comunidades.

Exultante com a iniciativa, o governador do Rio, Claudio Castro acentua que "o Teleférico do Alemão é um compromisso que assumi com a população. A chegada dos cabos e outros equipamentos, que são fundamentais para o restabelecimento do sistema, é uma vitória. Não estamos poupando esforços e investimentos nessa obra, que vai trazer mais mobilidade e qualidade de vida para as comunidades locais, beneficiando os moradores".

Comprados pelo Governo do Rio, os equipamentos estão sendo produzidos em cinco fábricas.

Foram investidos R$ 105 milhões na aquisição dos cabos de aço e componentes para a reabilitação do sistema de transporte público.

"A chegada dos cabos permitirá que Teleférico do Alemão volte a operar com segurança e eficiência", destaca o titular da Seiop, Uruan Andrade.